Artigos

Kamishibai: Conheça o Teatro de Papel Japonês e Aprenda a Fazer o Seu

Compartilhe

 

O Kamishibai (紙芝居) significa literalmente "teatro de papel" e sua origem remonta aos templos budistas japoneses por volta do séc. XII, quando os monges usavam emakimonos (rolos de pergaminho desenhados) para transmitir os ideais budistas aos analfabetos.

Porém, no início do séc. XX, durante uma grande crise econômica no Japão, muitas pessoas passaram por dificuldades financeiras e então desenvolveram uma maneira portátil de entreter o público enquanto vendiam doces. Dessa forma surgiu o Kamishibai como é conhecido até hoje.

Feito em uma caixa de madeira chamada butai, quando aberta se transformava em um teatro em miniatura, onde o kamishibaya, contador de histórias Kamishibai, colocava cartões de papel com desenhos enquanto narrava uma história ao público. O texto geralmente estava escrito na parte de trás do cartão, mas o bom kamishibaya tinha sua história decorada. Com seu butai eles podiam percorrer várias regiões da cidade e vender seus doces enquanto contavam as histórias.

Com a chegada da televisão no início dos anos 50, o Kamishibai perdeu a popularidade e quase deixou de existir, mas a tradição se manteve viva, principalmente nas escolas, como forma de estimular a criatividade das crianças para criar histórias e contá-las umas às outras. Tradicionalmente o butai é feito de madeira, mas também é possível fazer com papelão.

FAÇA O SEU

Que tal você construir seu pequeno teatro e incentivar as crianças a criarem suas histórias e contá-las para toda a família?

Para fazer o seu butai você vai precisar de:

  • Pedaços de papelão;
  • 1 folha de papel sulfite A4;
  • 1 estilete ou tesoura;
  • 1 canetinha preta, lápis ou marcador;
  • 1 cola branca líquida;
  • 1 régua.

Confira abaixo as medidas das peças de acordo com o modelo:

Kamishibai: Conheça o Teatro de Papel Japonês e Aprenda a Fazer o Seu

Caso não consiga visualizar, acesse o PDF com as medidas aqui: https://bit.ly/2LbccMn 

Com as peças cortadas, siga o passo a passo deste vídeo e construa o seu próprio butai:
 

 

DICAS

Agora que seu butai está pronto, é hora de criar uma história e, para desenhá-la, você vai precisar de folhas de tamanho A4.

Fique atento!
Enquanto todos estiverem vendo o primeiro desenho, você estará lendo o que está escrito no verso do último desenho. Por isso, quando escrever a história, lembre-se que a primeira parte do texto deve estar no verso da última folha, a segunda parte da história deve estar no verso da primeira folha e assim sucessivamente.

Para facilitar a troca dos desenhos, você pode colar um pequeno marcador em cada folha. Ele pode ser feito com qualquer pedacinho de papel, que servirá como uma pequena aba para auxiliá-lo na hora de puxar o papel.

Se for necessário, você pode aumentar o espaço das folhas do seu butai. Para isso, ao invés de usar apenas duas tiras do grupo D, aumente o número para o quanto desejar.

Personalize o seu butai
Você pode fazer desenhos, colar figurinhas e imagens, reutilizar papéis e tecidos para que ele tenha a sua cara.

Não esqueça de compartilhar o seu Kamishibai com a gente nas redes sociais usando a hashtag #JHSPONLINE.

Voltar ao topo