Movimentos Básicos de Aikidō para Fazer em Casa

ARTIGOS

Movimentos Básicos de Aikidō para Fazer em Casa

No Japão, o conceito do Budo fala sobre a prática de artes marciais modernas que, além de seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais. Seus modos de conduta são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, fruto de muita disciplina e dedicação. 

Convidamos mestres dos esportes apresentados na exposição Dō: A Caminho da Virtude, que ficou em cartaz na JHSP em 2018, a compartilharem alguns movimentos simples que podem ser testados em casa, além de abordarem importantes aspectos filosóficos de cada modalidade.   

O Aikidō (合気道) foi introduzido na América do Sul por Reishin Kawai (1931-2010), aprendiz de Ueshiba Morihei (1883-1969), criador dessa modalidade de arte marcial japonesa, no século XX.  Hoje, é treinado em cerca de 130 países o que demonstra o apelo internacional do ensino de suas práticas pacíficas. Ueshiba aplicou ao seu próprio estilo de luta o fundamento filosófico de buscar a resolução de conflitos, ressaltando a importância do wa que, em linhas gerais, está relacionado com noções de harmonia e equilíbrio.  

Os movimentos básicos do Aikidō incluem o irimi (entrada), onde o defensor enfrenta o atacante se posicionando ao seu lado e o tenkan (giro), no qual o defensor faz um movimento de giro para redirecionar a energia de ataque recebida. Os movimentos dessa arte marcial são largos e circulares, buscando evitar colisões diretas com o agressor.

Neste vídeo, atletas do Taiyo Aikidō Dojo do grupo Aikidō Kawai Shihan compartilham alguns movimentos da prática que podem ser feitos em casa. 

Vamos fazer em casa?

Aikidō Kawai
Facebook: www.facebook.com/Academia-Central-de-Aikido-190495864307072
Instagram: @aikido_kawai
Site: aikidokawai.com.br

Taiyo Aikido Dojo
Facebook: www.facebook.com/TaiyoAikido
Site: www.taiyoaikido.com.br/wp

Voltar ao topo