Artigos

Os Banhos de Floresta no Japão

No Japão, existem diversas opções de passeios turísticos que visam experienciar o bem-estar físico e mental. O ‘banho de floresta’, ou shinrin-yoku, é uma terapia que tem como objetivo minimizar o estresse da população e incentivar o contato com a natureza.

Compartilhe

Em consonância com a exposição ‘ESSÊNCIA: Jardim Interior - Atsunobu Katagiri’, em cartaz até o fim de abril, a área de Turismo da Japan House São Paulo oferece o artigo abaixo sobre shinrin-yoku, ou ‘banho de floresta’. Continue lendo e saiba mais sobre esta conceituada terapia que tem como objetivo minimizar o estresse da população e incentivar o contato com a natureza.

Turismo de bem-estar

O Turismo de Bem-Estar ou Turismo Wellness consiste nas viagens com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos viajantes por meio de diferentes atividades.

Uma alternativa interessante para os turistas que visitam o Japão e querem experienciar um bem-estar físico e mental, é ter um contato mais próximo com a natureza ou simplesmente passar um tempo em uma floresta para relaxar. Atualmente, essa prática é conhecida como “banho de floresta” ou shinrin-yoku.

Os banhos de floresta no Japão

O shinrin-yoku, ou banho de floresta, é a prática japonesa de passar um tempo em uma floresta como forma terapêutica para minimizar o estresse e incentivar o contato com a natureza.

A prática consiste em ir a uma floresta e passear entre as árvores, ou apenas sentar e aproveitar o momento para apreciar o ambiente, ouvindo os sons da natureza, o canto dos pássaros, o vento batendo nas folhas das árvores, o som das águas dos riachos… Respirar o ar puro e naturalmente perfumado ou se deixar levar pela tranquilidade através de uma experiência totalmente sensorial.

O bem-estar físico e mental pela prática do banho de floresta traz um momento relaxante, esquecendo da agitação dos centros urbanos e proporcionando momentos de paz em contato com a natureza.

Imagem de floresta com diversas árvores

Os banhos de floresta fazem maravilhas para o bem-estar físico e mental. Floresta Natural de Akasawa – Nagano | ©JNTO

Os benefícios do shinrin-yoku

O banho de floresta tornou-se uma parte essencial dos cuidados preventivos com a saúde no Japão e os estudos japoneses comprovam que este ‘banho’ melhora a qualidade do sono, do humor, da capacidade de foco e reduz os níveis de estresse.

Passar um tempo na natureza, longe da tecnologia moderna e dos grandes centros urbanos, pode melhorar a saúde física e mental e trazer um estilo de vida mais saudável para pessoas de todas as idades.

Imagem de uma floresta com árvores altas.

O banho de floresta deixa as pessoas mais felizes. Nagano | ©JNTO

Descobrindo os banhos de floresta no país nipônico

Embora o Japão seja famoso por suas luzes de neon, o país não deixa a desejar no quesito belas paisagens naturais perfeitas para a prática de banho de floresta. Os turistas que visitam o Japão podem aproveitar os diversos e deslumbrantes parques nacionais para a prática de shinrin-yoku.

Ao sul do Japão, o Parque Nacional de Yakushima pode ser uma excelente opção para caminhar em meio a uma paisagem repleta de gigantescas árvores nutridas pelo mar há centenas de anos.

O Parque Nacional Yakushima abrange duas ilhas muito diferentes. A maior, Yakushima, é montanhosa e coberta por densas florestas de cedro antigo. A outra, Kuchinoerabujima, é dominada por picos vulcânicos ativos e fontes termais.

Os visitantes também podem encontrar as maravilhas da vida selvagem nos Alpes Japoneses a partir de TóquioKamikochi, considerada formidável, é uma estação dos Alpes ao norte do Japão (província de Nagano) e conta com algumas das paisagens montanhosas mais esplêndidas do país. Seja para uma caminhada agradável ao longo do Rio Azusa ou uma caminhada prolongada nas montanhas.

Para os que preferem uma peregrinação mais espiritual, a Península Kii, ao sul de Osaka, abriga as florestas sagradas do Parque Nacional Yoshino-Kumano.

Yoshino é famosa por ser uma das regiões com as floradas de cerejeiras mais lindas de todo o país, por sua montanha deslumbrante na cordilheira Omine Renzan e pelas vistas naturais que se tornam belas a cada temporada.

O Monte Yoshino é um lugar de profunda importância espiritual e beleza natural. Para a prática do shinrin-yoku, você pode caminhar ou apenas contemplar as floradas das cerejeiras na primavera, considerada uma das melhores épocas para visitar essa região. Dizem que cada uma das seções da montanha tem mais de 1.000 cerejeiras.

Para as pessoas que não quiserem "tomar" o banho de floresta sozinhas no Japão, há centros especializados nessa prática que oferecem passeios organizados de acordo com as necessidades de cada pessoa. Com a ajuda de um guia ou terapeuta, os visitantes aprendem a parar para apreciar a natureza à sua volta, obtendo os benefícios do bem-estar físico e mental numa experiência bastante renovadora.

--

Fonte:

JNTO – Japan National Tourism Organization

--

Confira a palestra ‘Banho de floresta - perspectivas no Japão e Brasil’

Neste encontro, o pesquisador japonês Yoshifumi Miyazaki, autor de diversas publicações sobre o banho de floresta, Marco Aurélio Bilibio Carvalho, do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia, e Guilherme Franco Netto, representante da Fiocruz, apresentaram as pesquisas mais recentes sobre o tema e as perspectivas da terapia na atualidade.

Dê o play:

Voltar ao topo