Artigos

Sobre a fachada da JHSP

Descubra curiosidades sobre a história, arquitetura e finalização do processo de revitalização.

Compartilhe

Atualizações sobre a fachada da JHSP:

Depois de aproximadamente dois meses de higienização e processos de revitalização, a manutenção da fachada de hinoki, um tipo de pinheiro nativo do Japão, terminou!

Este cuidado com a fachada é programado, justamente para evitar o surgimento de qualquer situação inconveniente. Inaugurada em janeiro de 2017, a fachada tem como praxe - como toda a estrutura da JHSP - uma inspeção de manutenção, que visa maior segurança, conforto e estética mais agradável para todos.

Exclusivamente para a execução da revitalização, a JHSP recebeu artesãos japoneses da Nakashima, construtora que montou a fachada e que também é uma das responsáveis pelas reformas das madeiras do Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera há mais de 30 anos.

A história da fachada de madeira japonesa:

Em 2017, a Avenida Paulista completou 125 anos. Por volta da mesma época em que os paulistanos inauguraram uma das avenidas mais importantes, japoneses da província de Gifu plantavam uma floresta de hinoki – uma espécie de pinheiro nativo do Japão. Passados todos esses anos, uma parte da madeira extraída de manejo sustentável dessas árvores ajudou a dar corpo à fachada da Japan House São Paulo executada por uma equipe de cinco artesãos especializados na arte de encaixes de madeira hinoki.

A inspiração para a fachada, que possui 36 metros de largura, 11 de altura e foi construída com mais de seis toneladas de madeira hinoki, surgiu após uma visita de Kengo Kuma, arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico da Japan House São Paulo, ao Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera, inaugurado em 1954 e também construído com hinoki.

 

O arquiteto se encantou com o Pavilhão, desenhado por Sutemi Horiguchi (co-fundador do primeiro movimento moderno da arquitetura no Japão), mestre de Yoshichika Uchida, que foi professor de Kuma. Inspirado pelo trabalho de Horiguchi em São Paulo, Kuma optou por utilizar uma fachada de hinoki e, assim, evidenciou a técnica tradicional com releitura contemporânea logo na entrada da instituição na Av. Paulista.

Curiosidades sobre o hinoki (ひのき):

O hinoki é um tipo de pinheiro japonês, considerado uma das 5 árvores sagradas do Japão. Pelas suas características de leveza, durabilidade, resistência e por exalar um aroma com propriedades terapêuticas e antibacterianas é muito usado em construções, confecção de móveis, utensílios, esculturas, na fabricação de navios e, principalmente, na arquitetura japonesa.

Com folhas perenes e traços bonitos na madeira, é cultivado nas regiões central e sul do país, em locais mais elevados das encostas, em solos mais férteis e pode atingir até 30 metros de altura e possui até 1 metro de diâmetro.

A fachada de hinoki da JHSP possui duas carpas entalhadas como detalhes a serem descobertos:

Que tal tentar encontrá-las em sua próxima visita?! 🖤

Voltar ao topo