Evento

Conexões JHSP com NEC - Smart Cities: Tendências e inovações tecnológicas para os desafios das cidades brasileiras

No dia 21 de março, a partir das 9h30, acontece mais um Conexões JHSP. Desta vez, a discussão é sobre as tendências e inovações tecnológicas para os desafios das cidades brasileiras.

Compartilhe

Tendências e inovações tecnológicas para os desafios das cidades brasileiras

Tecnologia e inteligência são grandes aliadas para tornar o dia a dia dos cidadãos mais tranquilo e funcional. Numa smart city, as inovações podem estar presentes em pontos desde os mais visíveis, como a mobilidade, chegando até a gestão energética verde e eficiente. Com as inovações passando, ainda, por temas como a relação das pessoas com os serviços públicos e com o meio em que vivem e trabalham. Tudo fortemente apoiado em análise de dados, conectividade multifuncional, automação, monitoramento e sensorização de ambientes.

Transformando as formas de ver e pensar nos municípios, as autoridades também ganham: podem planejar e executar de forma muito mais hábil a gestão de temas como coleta de lixo, redes de água e esgoto, iluminação, controle de espaços urbanos, segurança pública, sustentabilidade, aliando as últimas transformações digitais às iniciativas governamentais.

Nova edição da série Conexões JHSP

A ideia é proporcionar um ambiente mais seguro e inteligente para todos, incentivando até mesmo o desenvolvimento e a atividade econômica e colocando a cidade na jornada do futuro.

No painel “Smart Cities: tendências e inovações tecnológicas para os desafios das cidades brasileiras”, que faz parte de mais um evento “Conexões Japan House São Paulo” e conta com a mediação do jornalista Daniel Gonzales, no próximo dia 21 de março, com o apoio da NEC e Rádio Eldorado FM, gestores e especialistas no tema para compartilham visões e experiências sobre as cidades inteligentes.

Programação do encontro:

09h30 - abertura palestra Deloitte:

“Insights about Smart Cities in Brazil for policy makers and public managers - leveraging technologies for sustainable development.”

10h - painel de debates:

Participantes e representantes da NEC, Deloitte, Vice-governador e Prefeito.

Conexões JHSP: Tendências e inovações tecnológicas para os desafios das cidades brasileiras

Para participar da atividade gratuita, é necessário inscrever-se previamente e acompanhar o evento ao vivo pelo link enviado por e-mail. A transmissão também conta com tradução simultânea para o japonês.

Inscreva-se!
Anderson Farias Ferreira

Anderson Farias Ferreira

Prefeito de São José dos Campos

Formado em Gestão Pública, Anderson Farias nasceu em São Paulo e mora em São José dos Campos há mais de 30 anos. Trabalha na Prefeitura desde 1999, quando o prefeito era Emanuel Fernandes. Foi diretor de compras e Licitações da Saúde e da Administração. Trabalhou nos dois mandatos do prefeito Eduardo Cury, como secretário de Administração (2008) e de Transportes (2009 a 2012). Foi secretário de Governança na gestão de Felicio Ramuth (2017-2022). Eleito vice-prefeito com o prefeito Felicio Ramuth para o mandato de 2021 a 2024, assumiu a Prefeitura em abril de 2022, com a saída de Felicio para disputar o Governo de São Paulo. Anderson Farias é o prefeito da primeira cidade inteligente, resiliente e sustentável do Brasil, certificada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de acordo com a NBR ISO 37.120, 37.122 e 37.123.

José Auricchio Jr.

Prefeito de São Caetano do Sul

José Auricchio Júnior tem 60 anos. É médico e está em seu quarto mandato como prefeito. Suas gestões são marcadas por eficiência administrativa, responsabilidade fiscal, desenvolvimento de programas, e obras e avanços que fazem de São Caetano do Sul a melhor cidade do Brasil em Índice de Desenvolvimento Humano e também em Sustentabilidade. Ações que fizeram a diferença no passado, são importantes para o presente e fundamentais para o futuro.

Em meio à pandemia de covid-19, Auricchio demonstrou sua capacidade técnica e de liderança pública, que resultou em mais de 100 ações emergenciais, que fizeram de São Caetano exemplo nacional e internacional de combate ao coronavírus. Em 2022, colocou em prática uma série de ações visando a retomada econômica e social de São Caetano do Sul. O propósito é não deixar ninguém para trás. A boa qualidade de vida dos moradores está assegurada com uma Saúde mais humana, uma Educação que garante o desenvolvimento das potencialidades das crianças e adolescentes, um arco de proteção social fortalecido, e com geração de emprego e renda.

Márcia Ogawa

Líder de Tecnologia e Telecomunicações da Deloitte

Deloitte faz o lançamento do White Paper patrocinado pela NEC: “Insights about Smart Cities in Brazil for policy makers and public managers - leveraging technologies for sustainable development”

Sócia líder da indústria de Tecnologia, Media e Telecom da Deloitte Brasil. Com mais de 35 anos de experiência em consultoria nas áreas de Estratégia e Tecnologia, sua especialização é centrada nas áreas de 5G, IoT, Inteligência Artificial, Indústria 4.0, Saúde 4.0, Smart Cities e regulação no âmbito das tecnologias emergentes e telecomunicações.

Advisor das grandes corporações brasileiras, muti-nacionais e órgãos governamentais (MCTI, ME e ANATEL). Atua hoje como especialista em modelos de negócios inovadores no novo cenário de telecom e mídia. Ocupou diversas funções na Deloitte, como líder de consultoria para Serviços Financeiros, líder de CRM e foi pioneira no Brasil na oferta de serviços de Analytics, Big Data e IoT no país. Liderou recentemente um projeto de estratégia de 5G para o país para o Ministério da Economia.

Ela é professora convidada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde ministra o curso de IoT e conduz projetos de inovação que envolvem academia e instituto de pesquisas brasileiros. Ela é membro do board de inovação e programa de desenvolvimento de mulheres e líder do grupo e STEMs da Deloitte Brasil. Possui experiência internacional nos EUA, Japão e diversos países da América Latina. Diretora da FIESP, no grupo de Infraestrutura Telecomunicações. Formada em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP e MBA Mercado Financeiro pela FGV.

Elias Reis

Smart Cities Business Development Manager na NEC

Com trajetória de aproximadamente de 18 anos na área comercial, Elias Rodrigues é especialista em desenvolvimento de novos negócios de alta complexidade, voltados para tecnologia de cidades inteligentes e telemática, para atender ao governo, PPp´s e iniciativa privada - através da atuação no TRC – transporte rodoviários de carga nacional/internacional e mobilidade urbana.

Elias atualmente trabalha como Gerente de Novos Negócios Nacional para a NEC Brasil. Ao longo de sua carreira, o executivo esteve em companhias da mesma linha de negócio e atuação, onde apresentou resultados de alta performance sendo elas a Portugal Telecom, Michelin - divisão de rastreamento, Ominilink, empresa do Banco Pátria investimentos e Sonda IT S/A – onde atuou na divisão de smart cities e mobilidade urbana. Graduado em Administração de empresas pela Universidade Braz Cubas, MBA Executivo em Negócios e competências digitais, pela Universidade Anhanguera, e pós-graduação em curso em Engenharia de Inteligência Artificial pela Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo.

Alberto Boaventura

Gerente Sênior na área de Financial Advisory da Deloitte

Alberto Boaventura possui mais de 30 anos de experiência no setor de telecomunicações, tendo atuado em diversas áreas: Implantação e Gerenciamento de Projetos, Planejamento de Redes, Planejamento Estratégico, Planejamento de Mercado, Gestão de Negócios, Gestão de Produtos e Gestão de Tecnologia. Ocupou cargos em empresas como Embratel, Lucent Technologies, Ericsson, Brasil Telecom, Oi / Telemar e recentemente atua como Gerente Sênior na área de Financial Advisory da Deloitte. É graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Engenharia Elétrica (MSc) pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio / CETUC), Pós-graduado em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui MBA em Finanças Corporativas pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-RJ).

Alberto foi, durante o período de 2012 a 2020, Technical Deputy para o GSMA Latin America ajudando a construção da agenda estratégica para as operadoras de comunicações móveis na região. Em 2018, foi nomeado por votação como Coordenador do Comitê temático de Frequência para o projeto 5G Brasil, responsável pela coordenação de grupo constituído por principais líderes da indústria, entre operadoras, fornecedores, universidades e sindicatos setoriais para o desenvolvimento de relatório de levantamento, estratégia e utilização de espectro de radiofrequência para o 5G.

Foto preto e branco de Aurilio Sergio C. Caiado

Aurílio Sergio C. Caiado

Secretário de Finanças da Prefeitura de Campinas

Aurílio Caiado é doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp e mestre em Administração Pública e Planejamento Urbano pela Fundação Getúlio Vargas. Caiado é secretário de Finanças da Prefeitura de Campinas, desde 2021, e também é professor de cursos de especialização no Instituto de Economia da Unicamp. Foi diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp); secretário de Finanças em Sorocaba e Mogi das Cruzes; coordenador de Inovação Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo; e Diretor Técnico da Fundap.

--

Serviço:

Conexões JHSP - Smart Cities: Tendências e inovações tecnológicas para os desafios das cidades brasileiras

Quando: terça-feira, 21 de março de 2023
Horário: 09h30 da manhã
Duração: aproximadamente 90 minutos
Inscrição prévia: https://bit.ly/ConJHSP-mar

Como participar:

• Inscreva-se previamente
• Acesse o link enviado pelo e-mail de inscrição
• Dica: para uma melhor experiência sugerimos a participação pelo computador

Tem alguma dúvida?

Entre em contato pelo e-mail negocios@jhsp.com.br.

Voltar ao topo