Evento

"Em Louvor da Sombra" de Junichiro Tanizaki

Compartilhe

O ensaio breve "Em Louvor da Sombra" (1933), de Junichiro Tanizaki, está entre os textos mais reveladores sobre a cultura japonesa. Ao realçar a valorização da sombra, nas cores escuras e da opacidade na arquitetura, nos utensílios domésticos, na poesia e em outras manifestações artísticas e culturais de seu país, que se opõem ao culto ocidental da luz, da transparência e das cores claras, o escritor retrata a sociedade japonesa no momento em que ela começa a sofrer um intenso processo de transformação.

Para falar sobre a obra de Tanizaki e as questões estéticas presentes tanto em seu ensaio como na arte tradicional japonesa, a revista Quatro Cinco Um, que promove o evento, convidou o professor na Universidade Cornell, Pedro Erber, que assina o prefácio da mais recente edição do livro no Brasil, publicada na coleção Penguin Companhia, e a professora de letras aposentada da USP, Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro, autora de "A Erótica Japonesa Na Pintura e na Escritura dos Séculos XVII a XIX", publicado pela Edusp, que recentemente recebeu o primeiro lugar no Prêmio de Ensaio da Biblioteca Nacional.

Entre a literatura moderna de Tanizaki, um dos maiores autores do século 20, e as manifestações artísticas tradicionais analisadas pela Profª Cordaro, o debate gira em torno das representações da luz e da sombra ao longo da história da arte japonesa. A mediação será de Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um.

PALESTRANTES

Pedro Erber é crítico literário especializado em literatura japonesa. É professor associado do departamento de Romance Studies da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, onde se doutorou em literatura japonesa. Escreveu o prefácio de "Em louvor da sombra", de Junichiro Tanizaki (Penguin Companhia, 2017).

Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro é artista plástica e professora no Departamento de Línguas Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Em novembro de 2018, recebeu o primeiro lugar no prêmio Mário de Andrade de Ensaio da Biblioteca Nacional por "A erótica japonesa na pintura e na escritura dos séculos XVII a XIX" (Edusp, 2017), edição em dois volumes que é fruto de sua pesquisa de sua tese de livre-docência.

--

JAPAN HOUSE São Paulo - Av. Paulista, 52
Dia 14 de dezembro, às 19h
*As senhas deverão ser retiradas 1h antes na recepção
Classificação: 16 anos

Voltar ao topo