Kit gastronômico da Experiência JHSP: Cultura e Gastronomia de Setouchi Oeste. Garrafas de diferentes tamanhos e caixas de comidas sobre mesa de madeira clara.

Evento

Experiência JHSP: Cultura e Gastronomia de Setouchi Oeste

Para apresentar novas e interessantes perspectivas de diversas regiões do país nipônico, a JHSP promove o segundo evento online "Experiência JHSP: Cultura e Gastronomia de Setouchi Oeste"

Compartilhe

Setouchi: muito mais que um cartão postal

Cintilando como um espelho, as águas calmas do Mar Interior de Setouchi, o maior mar interno do país nipônico, se estendem e se encontram ao oeste do arquipélago japonês. Repleta de lendas e histórias, a estonteante paisagem marinha é a porta de entrada para descobrir um Japão ainda pouco conhecido, mas extremamente ligado ao mundo moderno.

As províncias de Hiroshima, Yamaguchi, Ehime, Hyogo, Okayama, Tokushima e Kagawa, de frente para o mar de Setouchi, que as refletem, são muito mais do que belas paisagens de um cartão postal.

Um mar calmo e sem ondas, ilhas que parecem estar flutuando e uma grande ponte que as conecta. Este é o contexto de Setouchi geralmente imaginado. Tal cenário é imprescindível para falar do local, mas esta região promove uma rica história e cultura através do mar, que resulta em uma grande variedade cultural e de recursos turísticos.

Setouchi. Vista de diversas ilhas com céu azul e sol nascendo no horizonte.

Uma atividade sensorial e gastronômica

Para proporcionar uma viagem pela cultura japonesa de forma virtual, a Japan House São Paulo promove a segunda edição do evento “Experiência JHSP: Cultura e Gastronomia de Setouchi Oeste” no dia 21 de outubro, às 19h. O projeto convida o público a conhecer novas e interessantes perspectivas sobre as três províncias localizadas ao oeste do mar de Setouchi: Ehime, Hiroshima e Yamaguchi.

A bela região de Setouchi é rodeada pelo maior mar interno do Japão, e se destaca como o único local escolhido do Japão como um dos "52 lugares para se ir em 2019" pelo ranking do jornal New York Times. A série apresenta novas e interessantes perspectivas de diversas regiões do país nipônico, abordando diferentes temas como estilo de vida, cultura, produtos tradicionais, história, arte contemporânea, natureza, festivais e literatura.

 

Curiosidades sobre o Oeste de Setouchi:

Nesta experiência, entre as sete províncias que ficam de frente para o Parque Nacional do Mar de Setouchi e ao oeste do Japão, o foco é apresentar as atrações das províncias do Oeste: Ehime, Hiroshima e Yamaguchi.

Mapa do Japão desenhado com finas linhas brancas em fundo azul marinho. As províncias de Yamaguchi, Hiroshima e Ehime estão em destaque. Ao lado direito está escrito "Japan Setouchi".

Hiroshima

Hiroshima é a cidade central da região de Chugoku. A província de Hiroshima destacada pelo patrimônio mundial, o Santuário de Itsukushima (com o seu elegante portão torii fixado no mar) e a Cúpula da Bomba Atômica que comunica a importância de tempos tranquilos, é conhecida também pelos artesanatos mundialmente famosos, como as escovas de Kumano.

Santuário de Itsukushima, em Hiroshima
Santuário de Itsukushima

Nishikigoi com suas belas estampas trazem paz aos corações. A província de Hiroshima é conhecida como sendo uma das principais produtoras de nishikigoi do Japão. O solo rico das satoyama e a água de boa qualidade auxiliam este desenvolvimento. As nishikigoi que retratam o senso de beleza nipônico são um símbolo da amizade entre o Brasil e Japão e pode ser encontrada no “Pavilhão Japonês” do Parque Ibirapuera.

Nishiki Koi (Carpas)
Nishiki Koi (Carpas)

Yamaguchi

Yamaguchi é rodeada pelo mar, montanhas e rios e é caracterizada pelo seu clima confortável durante todo o ano. Seu cenário natural, que inclui cerca de 1.500 quilômetros de costa, é uma atração à parte. A província destaca a Ponte Kintaikyo, uma das três pontes mais famosas do Japão, dentre outras atrações turísticas, e seu fugu (baiacu) é famoso como prato de inverno (texto extraído de Setouchi Reflection Trip).

Yamaguchi é uma grande produtora de saquê. O arroz local, a água e o calor do povo da província combina com a culinária local preparada com riquezas do mar e das montanhas, convidando as pessoas a desfrutarem da serenidade.

A linha Nishikigawa Seiryu opera o “Trem de degustação de saquê” onde é possível degustar os melhores saquês regionais de Yamaguchi, Iwakuni (mais informações disponíveis diretamente na operação da linha).

Trem percorrendo uma rota na beira de uma montanha com um rio ao lado.

Ehime

Ehime conta com a Shimanami Kaido, rota com vias e pontes que ligam Ehime e Hiroshima. Por ser uma rota que pode-se atravessar de bicicleta, tem chamado a atenção de ciclistas de todo o mundo. A província possui muitos lugares históricos para os visitantes, incluindo o Dogo Onsen, uma fonte termal com cerca de 3.000 anos, além das ruas de Uchiko, que fazem parte dos períodos Edo e Meiji (texto extraído do Setouchi Reflection Trip).

A viagem de peregrinação Shikoku Henro (Peregrinação de Shikoku), onde são feitas visitas a templos de Shikoku, é também um dos pontos importantes da cultura. Ehime é o ponto de retorno da rota, com uma longa história de acolhimento de pessoas de todas as nacionalidades e religiões. Faz parte da experiência a apresentação das características regionais que vêm alimentando a cultura e diversificando a viagem de peregrinação na atualidade.

Templo Joruri
Templo Joruri

A gastronomia de Setouchi

Kit gastronômico da Experiência JHSP: Cultura e Gastronomia de Setouchi Oeste. Garrafas de diferentes tamanhos e caixas de comidas sobre mesa de madeira clara.
Rafael Salvador

Em dois momentos da experiência, a gastronomia das três províncias será apresentada pela chef Telma Shiraishi. A primeira etapa começa pela degustação do drink de boas-vindas, o saquê de Yamaguchi, Kinkan Kuromatsu Junmai Ginjo, bebida alcoólica fermentada tradicional no Japão. Na sequência, a primeira entrada é o Senzanki, porção de frango karaage representando a região de Ehime. A segunda será o Renkon, uma porção de kimpira renkon que é a raiz de lótus, representando a região de Yamaguchi. E caracterizando a gastronomia do povo de Hiroshima, temos o Mini Okonomiyaki, prato composto por porco, repolho, moyashi, yakisoba e ovo, entre outros ingredientes tradicionais.

Montagem de duas fotos. À esquerda, caixa com Senzanki, Renkon e Mini Okonomiyaki. À direita, bowl preto com Taimeshi.
Rafael Salvador

No segundo momento gastronômico do evento, será apresentado o Taimeshi, tradicional da região de Ehime. A chef ensina o preparo do prato principal, que consiste na combinação de arroz e peixe. Uma das versões ao estilo de Uwajima leva em seu preparo sashimi de pargo, kaiso, gohan, ovo cru, shoyu, mirin e dashi, gergelim branco e outros temperos. Já a versão ao estilo de Matsuyama é feita com pargo shioyaki, arroz cru, caldo tipo osuimono de pargo, Kombu do dashi, gengibre palitinho e outros temperos.

Bolinho em formato de folha recheado com doce de feijão azuki.
Rafael Salvador

Participe desta jornada única

Nesta edição, há duas formas de participar do evento:

- Adquirindo o kit gastronômico elaborado pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, com itens de destaque da gastronomia local (R$240,00);

- Fazendo a sua inscrição para acompanhar a transmissão (gratuito).

Com quantidades limitadas e disponíveis somente para a cidade de São Paulo, os kits trazem drink, entradas, prato principal e sobremesa com todos os ingredientes separados nas porções exatas, facilitando o preparo e tornando a experiência muito divertida.

Setouchi: muito mais que um cartão postal

Durante a transmissão, os participantes ainda poderão presenciar entradas ao vivo direto do Japão, em pontos turísticos que se destacam em Setouchi, dando a sensação de estarem ainda mais próximos desse local.

“A ideia é apresentar detalhes pouco conhecidos dessa região marcada pela paisagem marinha estonteante, passando por sua história profunda e suas diferentes lendas, até seus costumes e rica gastronomia de uma forma que possa encantar a mente e os sentidos”, comenta Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo.

Dentre os destaques das atrações locais que serão abordadas nesse encontro estão o Hotel Barco Guntû que flutua no mar interno de Seto, a Rota Shimanami que liga Hiroshima e Ehime, o Ryokan Azumi Setoda que fica na ilha Ikuchi em Hiroshima, o Templo Nº46 Joruri da Peregrinação de Shikoku, as nishikigoi que retratam o senso de beleza nipônico, a Cúpula da bomba atômica, o Santuário de Itsukushima, com o seu elegante portão torii fixado no mar, e por fim, não pode faltar, a gastronomia local das três províncias que iremos apresentar.

Faça sua inscrição e participe!

Banner informativo. Experiência JHSP: Cultura e Gastronomia de Setouchi Oeste. 21 de outubro às 19h, no YouTube da /japanhousesp. Ao lado direito, foto de garrafas de diferentes tamanhos e caixas de comidas sobre mesa de madeira clara. O fundo da imagem é azul.

--

Serviço:

Experiência JHSP: Cultura e Gastronomia de Setouchi Oeste

Quando: 21 de outubro de 2021 (quinta-feira), das 19h às 20h30
Onde: YouTube da JHSP
Inscrição (obrigatória): https://bit.ly/EventoSeto
Valor: R$240,00 (com kit gastronômico) ou gratuito (acompanhamento do evento pelo YouTube)

Voltar ao topo