Caixas com comidas coloridas, como vegetais, frutas e macarrão, e algumas garrafas com líquidos, sobre uma mesa de madeira. O fundo da imagem é azul.

Evento

Experiência JHSP Online: Embarque para Setouchi

Evento proporciona uma viagem virtual com destino ao Japão para apresentar ao público quatro províncias da região leste de Setouchi, destacando a cultura e gastronomia local

Compartilhe

Experiência JHSP Online: Embarque para Setouchi | 1ª Edição

A Japan House São Paulo, com o intuito de proporcionar uma rica viagem à cultura japonesa de forma virtual, inicia a série de eventos sensoriais online com a realização da primeira edição da “Experiência JHSP Online: Embarque para Setouchi”, apresentando novas e interessantes perspectivas de diversas regiões do país nipônico.

Mitoyo Tourism & Exchange Authority

Neste evento, que acontecerá no dia 1º de julho, às 19h, o voo é para Setouchi - único local escolhido do Japão como um dos "52 lugares para se ir em 2019" pelo ranking do jornal New York Times, combinando arte e natureza, harmoniosamente. Serão apresentados os destaques, artesanatos locais, festivais e a cultura de omotenashi de quatro províncias: Okayama, Hyogo, Kagawa, Tokushima que ficam na região leste de Setouchi.

Diversidade nipônica

A série prevê outras edições, que abordarão diferentes temas como culinária, estilo de vida, cultura, produtos tradicionais, história, arte contemporânea, natureza, festivais e literatura. O encontro online chega para reunir pessoas e compartilhar momentos especiais mesmo à distância, com a possibilidade da troca e do diálogo por meio de uma vivência especial.

Setouchi: uma inusitada e valiosa região do Japão

Inspirada em mostrar outro ângulo do país nipônico, a Japan House São Paulo escolheu como tema do encontro esta região específica: o calmo mar interno de Setouchi fica entre a ilha principal e a ilha de Shikoku no Japão e as muitas ilhas espalhadas formam um belo cenário.

“Por meio deste rico encontro sensorial, queremos apresentar diferentes e inusitadas facetas do Japão de hoje, além de destacar as múltiplas possibilidades de conhecer lugares menos afamados. Começamos pelas deslumbrantes ilhas de Setouchi, da região leste, que surpreendem pela valiosa cultura e beleza nativa. Em uma segunda edição, apresentaremos as províncias da região Oeste de Setouchi.”, afirma Eric Klug, Presidente da JHSP.

Visite Setouchi virtualmente

Mapa do Japão desenhado com finas linhas brancas em fundo azul marinho. Ao lado direito está escrito "Japan Setouchi".

Setouchi é o maior mar interno do Japão, rodeado pelas províncias de Hyogo, Okayama, Hiroshima, Yamaguchi, Tokushima, Kagawa e Ehime.

Um mar calmo e sem ondas, ilhas que parecem estar flutuando e uma grande ponte que as conecta. Este é o contexto de Setouchi geralmente imaginado. Tal cenário é imprescindível para falar do local, mas esta região promove uma rica história e cultura através do mar, que resulta em uma grande variedade de recursos turísticos.

 

Nesta 'Experiência JHSP Online: Embarque para Setouchi', quatro províncias da região serão abordadas: Okayama, Hyogo, Kagawa e Tokushima.

Conheça algumas curiosidades:

Okayama

Manabeshima | Província de Okayama
Manabeshima | Província de Okayama

A província de Okayama floresceu como uma área viva com várias culturas, incluindo espadas, utensílios Bizen e outros artesanatos. Por causa do clima quente, frutas como pêssegos e uvas moscatel são ativamente cultivadas na região. Okayama também é repleta de locais de onde se podem ver as ilhas do Mar Interior de Seto.

Hyogo

Castelo Himeji | Província de Hyogo
Castelo Himeji | Província de Hyogo

A província de Hyogo está localizada próxima ao centro geográfico do arquipélago japonês. Em Hyogo está situado o porto de Kobe, que desempenha um papel importante como porta de entrada para o Japão. É também o lar de inúmeras atrações turísticas, como o Castelo de Himeji, um Patrimônio Mundial da UNESCO, e várias áreas de fontes termais. A carne Kobe, uma das três principais marcas de carne wagyu, é considerada uma iguaria.

Kagawa

Ritsurin Garden | Província de Kagawa
Ritsurin Garden | Província de Kagawa

Kagawa é uma área com muitas ilhas, incluindo Naoshima e Teshima, que são famosas por suas obras de arte. Também é o lar do elegante Jardim Ritsurin. Kagawa também é famosa por seu Sanuki udon, que atrai turistas de todo o Japão para apreciar o prato, de tal modo que a província é muitas vezes chamada de a ‘Província do Udon’.

Tokushima

Awa Odori Dance Festival. Cidade de Tokushima | Província de Tokushima
Awa Odori Dance Festival. Cidade de Tokushima | Província de Tokushima

Tokushima tem muitos recursos turísticos, incluindo o Estreito de Naruto, que tem uma das maiores correntes de redemoinhos do mundo, e o Vale de Iya, que cativa a todos que veem sua paisagem natural deslumbrante. O tradicional Festival de Dança Awa, que chega a receber 1,3 milhão de turistas a cada edição, é considerado imperdível.

Aberto ao público, há duas formas de participar desta Experiência JHSP Online:

Opção gratuita: é possível acompanhar a transmissão ao vivo por meio de inscrição prévia.
Opção paga (R$200,00) ESGOTADO: é possível adquirir a experiência completa*, com kit gastronômico elaborado pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê.

* As quantidades são limitadas e disponíveis somente para a cidade de São Paulo. Os kits trazem todos os ingredientes separados nas porções exatas, facilitando o preparo e tornando a noite muito divertida.

** Kit gastronômico ESGOTADO

A Gastronomia de Setouchi em duas etapas

Em dois momentos da experiência, a gastronomia das quatro províncias será apresentada pela Chef Telma Shiraishi:

A primeira etapa começa pela degustação do saquê de Hyogo da marca Hakutsuru, bebida alcoólica fermentada tradicional no Japão. Na sequência, a primeira entrada é o Fish katsu, bolinho de peixe empanado, temperado com kare, o famoso curry, representando a região de Tokushima.

O segundo prato apresenta o Tako han, bolinho de polvo feito com massa crocante por fora e úmida por dentro, recheada de pedaços de polvo (takô) representando a região de Kagawa; Caracterizando Okayama, temos o Barazuski, porção de arroz temperado para sushi, coberto por uma seleção de frutos do mar e vegetais, e, por fim, o Butaman, um dumpling (bolinho) popular em Hyogo, é elaborado com recheio de porco e legumes no vapor.

No segundo momento gastronômico do evento, a chef ensina a finalizar o prato principal do encontro, o Sanuki udon (original de Kagawa), feito com a combinação do macarrão udon importado, do tipo Sanuki (caracterizado pela forma quadrada e de bordas planas), com o tsuyu (caldo) à parte e dos acompanhamentos (flocos de massa tempurá, cebolinha, gengibre ralado, kamaboko).

A sobremesa tem como inspiração Okayama - famosa pela produção de frutas - e traz a Anmitsu original, feita com pêssego, uvas moscato e frutas da estação com kanten (gelatina a base de algas marinhas), azuki (tipo de feijão japonês) e kibi dango (bolinho doce feito com açúcar, farinha de arroz e milhete - grão semelhante à quinoa), finalizada com uma rica calda de especiarias.

Esta é apenas a primeira edição do projeto. A Japan House São Paulo continuará apresentando os diversos charmes do Japão nos futuros encontros.

--

Serviço:

Experiência JHSP Online: Embarque para Setouchi | 1ª Edição

Quando: 1º de julho (quinta-feira), 19h
Onde: Plataforma Zoom
Como adquirir a experiência completa: Após o preenchimento do formulário de inscrição, você terá acesso ao link para a realização da compra do kit gastronômico* no site do restaurante Aizomê
Inscrição: INSCRIÇÕES ENCERRADAS
*A entrega dos kits será feita entre 14h30 e 19h de 01 de julho

Banner informativo. Experiência JHSP Online: Embarque para Setouchi. 01 de julho, às 19h, na plataforma Zoom. Ao lado direito, foto de caixas com comidas coloridas e algumas garrafas com líquidos, sobre uma mesa de madeira. O fundo da imagem é azul.
Voltar ao topo