Evento

Dia das Crianças na JAPAN HOUSE São Paulo

Compartilhe

A JAPAN HOUSE São Paulo programou atividades especiais para comemorar o Dia das Crianças. Confira:

KAMISHIBAI
DIA 12, às 11hs
A partir de 4 anos.
Gratuito. Com retirada de senha uma hora antes.


O nome diz tudo: kami (papel) shibai (teatro). Tradição japonesa, o Kamishibai refere-se a uma caixa de madeira com portinhola, em formato de palco, e pranchas de papel, com desenhos sequenciais. O contador de histórias retira aos poucos as pranchas de desenhos, criando expectativa entre as crianças.

Chapéus para os Jizos (Kasajizo-かさじぞう) conta a história de um homem a caminho da cidade para vender seus chapéus e comprar bolinhos de arroz para as festividades de Ano Novo. Na volta, sem conseguir vender nada e não tendo comprado os bolinhos, ele encontra seis estátuas budistas Jizo e as veste com os chapéus para que não sofram com o frio. À noite, uma surpresa! Mas, para saber, só ouvindo a história!

É sabido que contar histórias tem impacto no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança e desperta o gosto pela leitura. O grupo RIA (Reiko Isuyama & Associados), idealizado pela professora Reiko Isuyama com o intuito de desenvolver trabalhos educacionais, conduzirá a sessão e Helen Campos será a nossa contadora de histórias.

http://www.riaeduca.org.
__________


EXPRESSÃO E LINGUAGEM
Dias 12 e 13
Das 13h às 18h
Para crianças de 4 a 8 anos.
Gratuito. Com retirada de senha.
Turmas a cada 1 hora.


Como se expressar quando não se conhece a língua? Mímica? Desenhos? Esse é o tema a ser explorado por um grupo de estudantes da Universidade de Tsukuba, localizada no Japão, que estará em São Paulo especialmente para estudar o assunto e conduzir a brincadeira. Os resultados servirão como subsídio para projetos conduzidos na Universidade.

Atividades: 
Shirushi – As crianças recebem um objeto e têm que encontrar o par daquele objeto;.
Ecubes – Os participantestêm que formar frases usando apenas dados com desenhos como forma de comunicação;.
Origami – A dobradura revela um prato de comida: seria aquele que você quer pedir para o almoço?;
Omikuji doll – Ao colocar a mão dentro de fantoches de papel, a criança descobre objetos em formato de comida e mostra o que gostaria de pedir para comer;.
Puzzle Coaster – Mais uma atividade para comunicar o que se quer comer, na ordem adequada dos pratos;.
Map Note – Nesta atividade, os participantes criança ganha um mapa e deve estudá-lo para descobrir o caminho que precisa percorrer para ganhar carimbos no circuito;.
Nip Pon – Produtos que permitem interagir durante jogos em estádio seriam uma forma de comunicação eficiente? Nesse caso, uma pulseira e um boné que acendem uma luz quando a pessoa bate palmas ou pula serão testados.
________


OFICINA AIR VASE
Dia 14
Das 13h às 18h
Acima de 4 anos.
Sessões de hora em hora. com retirada de senha.


Nesta atividade, as crianças poderão criar o seu próprio ‘air vase’ ou vaso de ar, item de design feito em papel, extremamente leve e delicado. Será possível escolher a cor do papel especial NT Rasha, originalmente feito pela empresa japonesa Takeo Co., desenhar e pintar com canetas e estampas. O resultado será um objeto recipiente de papel colorido e único!

Voltar ao topo