Evento

JHSP Live no DW | Moritsuke: A Arte do Design na Culinária Japonesa

Compartilhe

Como parte da programação do Design Weekend de 2020, a JHSP oferece a live: Moritsuke: A Arte do Design na culinária japonesa, com a chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, e a artista plástica Kimi Nii.

Vamos conhecer os princípios e os estilos de arranjos e de empratamento na culinária japonesa, além de entender como os conceitos de espaço, volume e textura que norteiam a estética japonesa, em particular o MAa noção do vazio como espaço de possibilidades, do minimalismo refinado que extrai o supérfluo – retira de cena as distrações desnecessárias e valoriza o essencial.

Cada utensílio utilizado à mesa japonesa é um capítulo à parte, com mestres artesãos e artistas elevando os elementos utilitários à mesa e seu design a outros níveis de significado, unindo estética e função com profundidade e propósito.

O encontro trará o entendimento da chef sobre Moritsuke e seu trabalho e aplicação no dia a dia, além do ponto de vista da ceramista.

SOBRE AS PALESTRANTES

Telma Shiraishi
À frente da cozinha do Aizomê, restaurante de São Paulo, Telma Shiraishi é especializada no equilíbrio entre pratos quentes e frios, traduzindo os principais valores da cultura japonesa por meio do uso de ingredientes locais e sazonais. Além do diferencial no preparo, também traz algumas das filosofias do país para suas criações, como o omotenashi - que representa a hospitalidade nipônica, e o Mottanai - que se refere ao pesar pelo desperdício.

Kimi Nii
Nasceu em Hiroshima e veio ao Brasil com nove anos de idade. Graduou-se em Desenho Industrial pela FAAP e trabalhou inicialmente com programação visual. Apaixonou-se pelo contato com a argila e suas possibilidades e desde 1979 trabalha com cerâmica de alta temperatura utilizando linguagem contemporânea.

As criações de Kimi Nii provêm da combinação harmoniosa entre formas, texturas e cores com inspirações da geometria, da flora brasileira e outros elementos naturais. Em seu atelier em São Paulo, faz objetos utilitários, esculturas e murais. Realizou exposições individuais e participou de coletivas no Brasil e no exterior como artista plástica, ceramista e designer.

SOBRE O MORITSUKE

A cultura japonesa é baseada no princípio de que a beleza e a grandeza estão contidas nos detalhes e em cada pequeno gesto cotidiano – tudo está na mente, nos olhos e nas mãos de cada observador e de quem assim se expressa e aprecia a vida em seus puros e belos momentos.

Oferecer uma xícara de chá, arranjar uma flor no vaso, pincelar com fluidez cada traço de um ideograma… tudo pode carregar seus símbolos e suas intenções, tornando cada gesto especial e com seus próprios rituais. Esse sentimento é particularmente percebido na culinária japonesa e especialmente em MORITSUKE – a arte de arranjar e servir as preparações que nutrem nosso corpo e nosso espírito.

Não são apenas os alimentos, ingredientes, bebidas e temperos que são belamente dispostos à mesa, em um prato ou bandeja, mas também os utensílios e recipientes utilizados. O conteúdo é tão importante quanto o continente. Harmonia e equilíbrio são fundamentais e também a união desses elementos com o entorno: a estação do ano, a paisagem, a ocasião e, afinal, a quem é oferecida toda essa atenção.

--

JHSP Live no DW // Moritsuke: A Arte do Design na culinária japonesa
Quando: Quinta-feira, 12 de novembro de 2020
Horário: 19h30
Onde: a transmissão será feita no perfil da JHSP no Youtube (@JapanHouseSaoPaulo)
Participação livre

Voltar ao topo