JHSPlive // Janelas do Japão. O texto está em fonte branca e o fundo é azul claro. Embaixo, logo da Japan House São Paulo.

Evento

Janelas do Japão

Conheça a concepção da exposição 'WINDOWOLOGY - Estudo de Janelas do Japão' em uma conversa com o curador, Taro Igarashi e o fotógrafo francês Jérémie Souteyrat

Compartilhe

JHSP Live | Janelas do Japão

Neste encontro, Taro Igarashi, curador da exposição 'WINDOWOLOGY - Estudo de Janelas do Japão', apresenta ao público brasileiro o conceito da mostra em cartaz na Japan House São Paulo.

Para dialogar, convidamos o fotógrafo francês, Jérémie Souteyrat, que tem parte de sua obra tokyo no ie (Casas de Tokyo), presente na exposição, trazendo um pouco das janelas na arquitetura contemporânea do Japão.

A live, mediada pela diretora cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen, faz parte da programação paralela da exposição 'WINDOWOLOGY - Estudo de Janelas do Japão' em cartaz no segundo andar da instituição até 22 de agosto.

Sobre os participantes:

Taro Igarashi. Retrato preto e branco.

Taro Igarashi

Nascido em 1967, é historiador e crítico de arquitetura. Atualmente é professor da Universidade de Tohoku, no Japão. Em 1992 recebeu o título de PhD em Engenharia pela Universidade de Tóquio. Foi diretor artístico da Trienal de Aichi de 2013 e curador do Pavilhão Japonês na 11ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza.

Foi curador das exposições "Impossible Architecture" (Arquitetura Impossível), "The Window: a journey of art and architeture through windows" (A Janela: uma jornada da arte e arquitetura através das janelas), "Sōshoku wo himotoku - Nihonbashi no kenchiku saihakken" (Lendo os ornamentos: arquitetura e redescobertas de Nihobashi).

Possui premiações, como o 64º Prêmio New Face do Ministério Japonês da Educação e Belas Artes e o Prêmio da Associação de Arquitetos do Japão em 2018, por sua contribuição no campo educacional. É autor de diversas publicações como "Kenchiku no Tokyo" (Tóquio da Arquitetura), "Modanizumu hokai go no kenchiku - 1968 nen ikō no tenkai to shisō" (Arquitetura pós ruína do Modernismo – reviravoltas e pensamento pós 1968).

Jérémie Souteyrat. Retrato preto e branco.

Jérémie Souteyrat

Cinegrafista e fotógrafo, nascido em Lyon, França, atualmente reside em Londres.

Depois de se formar como engenheiro em 2001, entrou no mundo da fotografia fazendo suas primeiras fotos de viagens. Em 2009, decidiu dedicar seu tempo à sua nova paixão enquanto descobria uma nova cultura, se mudando para Tóquio. No Japão, trabalhou para alguns dos jornais e revistas de maior prestígio (The New York Times, The Guardian, Le Monde, Elle, Der Spiegel, etc.), além de clientes corporativos e arquitetos. Em 2014, publicou sua primeira monografia 'tokyo no ie' (Casas de Tóquio), um livro sobre as casas contemporâneas de Tóquio vistas de um ponto de vista documental e filmou uma série de filmes sobre as casas contemporâneas no Japão para uma exibição em turnê mundial: "Japan, Archipelago of Houses" (Japão, Arquipélago de Casas).

Serviço:

JHSP Live | Janelas do Japão

Quando: Quarta-feira, 14 de julho de 2021
Horário: 19h
Onde: YouTube da JHSP
Assista a live em português: https://youtu.be/Tea4KaQP58Q
Assista a live em japonês: https://youtu.be/hEqrLm34tE8

Voltar ao topo