Evento

Palestra // Brinquedos japoneses: a cultura como instrumento diplomático

Neste encontro virtual, a JHSP aborda características dos passatempos japoneses e o potencial desses brinquedos como instrumentos de transmissão cultural. Participe!

Compartilhe

Brinquedos japoneses

Aprofundando pontos levantados na exposição ‘Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses’, a Japan House São Paulo realiza a palestra ‘Brinquedos japoneses: a cultura como instrumento diplomático’ para abordar características dos passatempos japoneses e o potencial desses brinquedos como instrumentos de transmissão cultural.

Afinal, por que eles fazem tanto sucesso mundialmente?

O kodawari, atenção aos detalhes, a veneração e respeito à natureza, além do kawaii, em português ‘fofura’, são algumas das características que podem ser vistas em diversas manifestações da cultura japonesa e que conquistam o coração de adultos e crianças.

Brinquedos japoneses: a cultura como instrumento diplomático

Com mediação do Embaixador Fausto Godoy, o bate-papo conta com a participação de Fumiaki Ibuki, da Toy Journal, revista publicada pela Associação Cooperativa de Brinquedos e Bonecas de Tóquio, e de Seiichi Kondo, ex-comissário da Agência de Assuntos Culturais do Japão e palestrante sobre assuntos relacionados à diplomacia e cultura.

Palestra // Brinquedos japoneses: a cultura como instrumento diplomático Com mediação do Embaixador Fausto Godoy e participação dos especialista em brinquedos japoneses e diplomacia cultural Fumiaki Ibuki e Seiichi Kondo    23/nov · 20h Evento virtual    [Símbolo de Libras]

Evento virtual: 23/nov, às 20h

O encontro conta com transmissão ao vivo em português e japonês e com Libras como recurso de acessibilidade. Para acompanhar, basta acessar a transmissão no YouTube:

Youtube JHSP

Sobre os participantes:

Fausto Godoy

Fausto Godoy | mediador:

Nascido em Bauru/SP, em 1945, é bacharel em Direito e cursou doutorado em Direito Internacional Público na Universidade de Paris (I). Tem diploma de Língua e Civilização Francesas pela Universidade de Paris-Sorbonne e cursou História da Arte na École du Louvre.

Ingressou na carreira diplomática em 1976 e serviu nas Embaixadas em Bruxelas, Buenos Aires e Washington. Quando concentrou sua carreira na Ásia, serviu em onze países, entre os quais Índia, China, Japão, Bangladesh, Myanmar e Cazaquistão. Foi Embaixador do Brasil no Paquistão e Afeganistão (2004/2007).

Doou sua coleção de arte e etnologia asiáticas ao Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, do qual é curador da ala asiática. É professor no curso de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e tem artigos publicados em portais brasileiros e estrangeiros.

Fumiaki Ibuki

Fumiaki Ibuki | palestrante:

Conselheiro especial da Toy Journal, revista especializada em brinquedos que foi publicada pela primeira vez em 1903. Atuou como editor-chefe da publicação de 1996 a 2021. Em 2004, foi nomeado presidente da Associação Cooperativa de Brinquedos e de Bonecas de Tóquio.

Há mais de 45 anos cobre o setor de brinquedos e empresas de brinquedo do Japão e do mundo, contribuindo para a revitalização dessa área por meio de seus trabalhos e propostas. Além disso, desenvolve atividades voltadas para a contribuição cultural e social, atuando como membro especialista na Associação de Brinquedos do Japão, conselheiro na Fundação de Cultura de Brinquedos do Japão, membro do comitê de avaliação de projetos subsidiados na Fundação Biblioteca de Brinquedo do Japão e conselheiro na Fundação Cultural de Toyama.

Seiichi Kondo

Seiichi Kondo | palestrante:

Nascido em 1946, formou-se na Universidade de Tóquio, pela Faculdade de Artes e Ciências e ingressou no Ministério das Relações Exteriores do Japão, em 1972. Após a sua passagem pela Embaixada do Japão nos Estados Unidos, onde ocupou os cargos de Diretor Geral do Setor de Diplomacia Pública, Diretor do Departamento de Relações Públicas e Intercâmbio Cultural, e Secretário-Geral Adjunto da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, atuou como Embaixador na UNESCO, Embaixador do Japão na Dinamarca e Embaixador encarregado pelos assuntos econômicos internacionais. Foi também Comissário da Agência de Assuntos Culturais do Japão entre 2010 e 2013.

Após se aposentar, fundou o Instituto Kondo (Kondo Institute for Culture and Diplomacy), onde atua como representante. É Assistente Especial do Ministro das Relações Exteriores, além de trabalhar como professor convidado especial na Universidade de Tóquio. Lecionou também na Universidade de Artes de Tóquio, Universidade de Keio e Universidade Doshisha. Atualmente, é presidente do Instituto Profissional de Moda Internacional, presidente da Fundação de Artes de Yokohama, diretor representante da organização sem fins lucrativos, TAKUMI – Art du Japon (organização sem fins lucrativos), e também é presidente da Orquestra Sinfônica Metropolitana de Tóquio e da Associação Nihonbuyo.

Recebeu as condecorações de Grau de cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra (França, 2006), grau de Grã-Cruz da Ordem de Bernard O'Higgins (Chile, 2007), grau de Grã-Cruz da Ordem de Dannebrog (Dinamarca), Ordem do Tesouro Sagrado (2016), Premiação de Arte Internacional pela Sociedade de Informação-Culturologia do Japão.

Publicou as obras: ‘Diplomata a la Carte’, ‘FUJISAN – O Caminho para o Patrimônio Mundial’, ‘Transmitindo o Espírito Japão para o Mundo’, ‘Artesãos Japoneses’, ‘Obras Completas de Seiichi Kondo’ volumes 1 e 2, entre outras.

--

Serviço:

Palestra // Brinquedos japoneses: a cultura como instrumento diplomático

Quando: quinta-feira, 23 de novembro de 2023
Horário: 20h
Duração: aproximadamente 90 minutos
Classificação etária: livre
Custo: participação gratuita 
Onde: YouTube da JHSP
Link de acesso: https://www.youtube.com/japanhousesp

*O evento conta com Libras como recursos de acessibilidade.

Voltar ao topo