Novidades

Curso de extensão // Relações Brasil - Japão no século XXI

O curso examina de forma detalhada as relações entre Brasil e Japão, abordando diversos aspectos importantes da relação bilateral.

JHSP + FVG

A Japan House São Paulo e a Escola de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas apresentam o curso de extensão "As Relações Brasil-Japão no século XXI: encontrando oportunidades em desafios contemporâneos".

A programação propõe uma análise abrangente das relações bilaterais entre Brasil e Japão, contemplando diversos aspectos na área política, econômica, de segurança, ambiental e de cooperação internacional. É neste cenário que o curso aborda as oportunidades de colaboração bilateral diante dos desafios atuais e oferece uma compreensão robusta da dinâmica.

Programação do curso

Dividido em cinco seminários e uma conferência, o curso propõe uma reflexão sobre temas contemporâneos relevantes, como as dinâmicas de segurança internacional na Ásia e seu impacto nas relações Brasil - Japão, desafios globais enfrentados por ambos os países e estratégias potenciais de colaboração, geoeconomia dos investimentos japoneses no Brasil, o regime de não proliferação nuclear, e as oportunidades de cooperação internacional entre Brasil e Japão no contexto de mudanças climáticas.

Primeira parte I 14 a 20 de março 

Os cinco primeiros encontros, que ocorrem entre 14 e 20 de março, ocorrem na Escola de Relações Internacionais da FGV, em sala de aula.

Encerramento I 21 de março

O evento de encerramento, que ocorre no dia 21 de março, é composto por conferência com renomados especialistas de Relações Internacionais na Japan House São Paulo.

Mecânica de participação

Participação presencial: Para participar do evento presencial é preciso realizar a inscrição prévia. 
Vagas esgotas!  

Participação online: A conferência será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Japan House São Paulo.

Participe!

-

Sobre os palestrantes

Professora-akiko-koyasu

Akiko Koyasu

Professora das relações internacionais no Departamento de Estudos Luso-Brasileiros da Faculdade de Estudos Estrangeiros da Universidade Sofia em Tóquio, e membro do Instituto Ibero-americano desta universidade. É autora de artigos sobre diplomacia brasileira e política contemporânea do Brasil. O livro de co-autores em japonês : Pensamento social brasileiro : buscando o conhecimento da humanidade e da convivência (Tóquio, Gendai Kikakushitsu, 2022), Brazil in Crisis and its Resilience (Tóquio, Jochidaigaku Shuppan, 2019), autor em japonês : “O Brasil após 37 anos de redemocratização e o governo Bolsonaro: enfocando o papel das forças armadas,” Latin America Ronshu (Sociedade Japonesa de Ciências Sociais de América Latina JSLA) No. 56(2022), “Uma retrospecção dos 10 anos das reuniões do cúpula de BRICS (2009-2019) e política externa do Brasil,” Encontros Lusófonos (Instituto Iberoamericano, Universidade Sofia) No.22(2021).

Pedro Brites

Pedro Brites é professor agregado na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, é vice-coordenador do curso de graduação em relações internacionais da FGV. Ex-Diretor-Geral do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE). Suas áreas de pesquisa incluem Relações Internacionais da Ásia, Sul Global, Economia Política Internacional, Filosofia Política internacional. Dr. Brites é bacharel em relações internacionais e Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, está trabalhando na organização da obra Mundo em Crise, sobre a política internacional na década pós crise financeira de 2007-8.

Alexandre-Uehara

Alexandre Uehara

Alexandre Uehara é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2001), com mestrado obtido na mesma instituição em 1995. Realizou pesquisas como visitante na Universidade Keio (1993) e na Universidade Sophia (1999-2000) no Japão. Atualmente, exerce o cargo de Coordenador Acadêmico no Centro Brasileiro de Estudos de Negócios Internacionais & Diplomacia Corporativa (CBENI & DiC) da ESPM, além de ser membro do corpo docente e do Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos na mesma instituição. Na Universidade de São Paulo, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa, é membro do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional, pesquisador Sênior do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais, e coordenador do Grupo de Estudos sobre Ásia (GEASIA). Entre suas atividades associativas, foi presidente da Associação Brasileira de Estudos Japoneses (ABEJ) de 2016 a 2018 e membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) de 2015 a 2017. Seus principais focos de pesquisa incluem questões asiáticas, como integração econômica e relacionamentos regionais, com ênfase em países como Japão, China, Península Coreana e Taiwan.

marilia-closs

Marília Closs

Marília Closs é pesquisadora na Plataforma CIPÓ, um instituto de pesquisa especializado em questões de clima e relações internacionais. Suas áreas de atuação incluem clima, política externa brasileira e governança internacional. Desde 2020, ela trabalha com mudanças climáticas em organizações da sociedade civil, desempenhando papéis de pesquisadora e coordenadora de projetos. Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e está finalizando seu doutorado no mesmo curso pelo IESP-UERJ, com uma tese que discute o sindicalismo dos produtores de folha de coca na Bolívia. Além disso, é pesquisadora do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL), onde também atua como coordenadora adjunta e faz parte do subgrupo de Movimentos Sociais. Suas principais áreas de interesse abrangem estudos latino-americanos e africanos, com foco em tráfico de drogas e violência.

cristina-pecequilo

Cristina Pecequilo

Cristina Soreanu Pecequilo é Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e Professora Livre Docente de Política Internacional na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Além disso, leciona nos programas de Pós-Graduação em Relações Internacionais do Programa San Tiago Dantas UNESP/UNICAMP/PUC-SP e do Programa de Pós-Graduação de Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui Bolsa de Produtividade Nível 2 do CNPq e atua como Pesquisadora Associada do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT/UFRGS). Anteriormente, ocupou a Cátedra Rui Barbosa de Estudos Brasileiros na Universidade de Leiden (2018). Contribui como Colunista do Estúdio CBN - CBN Pelo Mundo. Sua expertise acadêmica abrange diversas áreas, incluindo Política Externa, História das Relações Internacionais e Teoria das Relações Internacionais. Ela é reconhecida por suas contribuições na análise da política externa dos Estados Unidos, bem como da política externa do Brasil e de outras potências internacionais, como Rússia, China e Índia. Seu escopo de pesquisa também aborda questões de conjuntura internacional, como o mapa estratégico do Oriente Médio, e as perspectivas de desenvolvimento das Relações Internacionais no Brasil e no mundo. Além de suas atividades acadêmicas, ela é autora de livros e artigos em revistas especializadas, e participa ativamente de palestras e eventos na área de Relações Internacionais.

Serviço:

Curso de extensão // Relações Brasil - Japão no século XXI: encontrando oportunidades em desafios contemporâneos

Quando: 14 a 21 de março de 2024
Horário: 14 a 20 de março (14h30 às 17h30) | 21 de março (14h às 18h)
Onde: Escola de Relações Internacionais da FGV (14 a 20 de março) | Japan House São Paulo (21 de março)
Participação online:YouTube da Japan House São Paulo 
Valor: gratuito

Voltar ao topo