Pérolas de Biwako 琵琶湖真珠
As pérolas de biwako são formadas dentro de uma espécie de ostra encontrada no Lago Biwa, na província de Shiga. Cada uma das pérolas de água doce desta área apresenta tonalidades, formatos e brilhos diferentes, com tons dourados, rosas, laranjas, roxos e brancos.
A história destas pérolas
As pérolas de biwako têm uma longa história e já são mencionadas no ‘Manyoshu’ - a coleção mais antiga registrada da poesia waka japonesa, que data a entre 600-759 DC. A produção em massa realizada na década de 1930 deixou as pérolas dessa área subitamente acessíveis, ao mesmo tempo que a indústria de pérolas de água salgada estava entrando em forte declínio. Por muitos anos, a palavra ‘biwa’ significou simplesmente ‘pérola de água doce’ para o povo japonês.
Recentemente, devido aos baixos níveis da água e por causa da poluição no lago, o índice de produção vem caindo. Entretanto, a beleza das pérolas de biwako permanece inalterada e os fabricantes de pérolas especiais da região fazem esforços para melhorar a situação no lago e continuar a produção das pérolas brilhantes pelas quais a área é famosa.
O maior lago de água doce do Japão
O Lago Biwa, ou biwako como é conhecido em japonês, é o maior lago de água doce do país e ocupa 1/6 da massa de terra da província de Shiga. Localizado em uma região central da ilha de Honshu, o Lago Biwa é um recurso indispensável em toda a história do Japão, fornecendo água para as cidades vizinhas de Kyoto, Hyogo e Osaka, na região de Kansai.
O lago abriga mais de mil tipos diferentes de plantas e animais, incluindo moluscos ideais para a produção de pérolas. Praias, acampamentos, esportes aquáticos e cruzeiros tornam o Lago Biwa um refúgio popular para quem vive nas cidades próximas, como Otsu City, a capital da província de Shiga e o principal porto do Lago Biwa, a apenas 25 minutos de trem da estação central de Kyoto.
O cultivo de pérolas
O cultivo de pérolas é um processo que leva de três a seis anos para ser concluído. As pérolas se formam em decorrência de uma reação a substâncias irritantes dentro da concha de um molusco, como ostras e mexilhões. O molusco secreta o nácar (também conhecido como “madrepérola”) para se proteger do agente irritante e garantir sua sobrevivência. O nácar constrói um saco de pérolas ao redor do objeto agressor e, dentro dele, cria camadas concêntricas que eventualmente formam uma pérola inteira.
A expressão pérola “cultivada” faz referência ao caso em que o irritante é introduzido manualmente na casca empregando trabalho humano para isso. Como o resto do processo é natural, a qualidade das pérolas cultivadas é geralmente a mesma das pérolas que se formam naturalmente. Cada pérola é totalmente diferente em tamanho e tonalidade.
Jinbo Pearls
A Jinbo Pearls é uma empresa especializada em pérolas sediada às margens do Lago Biwa. Fundada em 1966, a Jinbo Pearls abriu uma loja física focada na venda de pérolas de água doce em Otsu, província de Shiga, em 2014.
As pérolas da Jinbo refletem a luz de maneiras complexas, refratando os raios de forma a emitir tons únicos em ouro, branco e rosa que tornam as pérolas de biwako tão amadas em todo o mundo.
--