CULTURA ARTE

Akabeko: a vaca de brinquedo que simboliza boa sorte e saúde

Akabeko não é apenas um brinquedo, composto de duas partes ou ornamento, é também um talismã de boa sorte e saúde, além de ser um símbolo da região de Aizu.

Compartilhe

Akabeko | 赤べこ

Akabeko (赤べこ) é um brinquedo folclórico com uma história de 400 anos. Feito de hariko (papel machê) no formato de uma vaca com uma cabeça que balança. Originário de Aizu, na província de Fukushima, na região nordeste de Tōhoku, no Japão, seu nome é traduzido como “vaca vermelha” no dialeto local (aka é “vermelho” e beko “vaca”).

Imagem da Akabeko, brinquedo folclórico japonês

Akabeko não é apenas um brinquedo ou ornamento. É também um talismã de boa sorte e saúde, além de ser um símbolo da região de Aizu. O brinquedo é composto de duas partes: o corpo e a cabeça e pescoço que balançam.

A lenda de Akabeko

Existem, pelo menos, duas lendas que explicam o motivo de o brinquedo ser tão querido em Aizu. No século 8, quando o templo Enzo-ji estava em construção na pequena cidade de Yanaizu, sua posição no topo do penhasco dificultava o transporte de materiais de construção pesados. Reza a lenda que uma vaca vermelha, em um rebanho de gado, ajudou a transportar os materiais e se recusou a deixar o local do templo mesmo depois de o trabalho ter sido concluído. Yanaizu ainda é considerada a cidade natal de akabeko.

Akabekos na cor vermelha

'Akabeko' homenageia a vaca que ajudou a construir o templo Enzo-ji e é um símbolo de força e perseverança.

A outra lenda, da época do surto de varíola no Japão, no final do século 16 EC, fala que, naquele tempo, acreditava-se que os brinquedos akabeko protegiam as crianças da doença. Dizem que os círculos pintados na lateral da figura do akabeko representam marcas de varíola. Acredita-se que a cor vermelha também protege contra doenças, estando associada à boa saúde.

Foto de confecção artesanal do akabeko

Dizem que os pontos pintados no lado do ‘akabeko’ representam marcas de varíola.

Origens em Aizu Wakamatsu

Em 1590 EC, o daimyō (senhor feudal) Gamō Ujisato se tornou o senhor de Aizu, governando a partir do Castelo Tsuruga, na cidade de Aizu Wakamatsu (na atual província de Fukushima). Visando impulsionar o empreendedorismo entre seus samurais de baixo escalão, Gamō convidou os fabricantes de bonecos de Kyōto para ajudar a estabelecer competências e técnicas de fabricação de bonecos na região. O resultado foi o primeiro brinquedo akabeko e seu design era baseado na lendária vaca vermelha do século 9 que ajudou a construir o templo Enzo-ji.

Imagem de Gamō Ujisato

O brinquedo 'Akabeko' foi criado sob o governo de Gamō Ujisato, no final do século 16.

Castelo de Tsuruga, em Aizu Wakamatsu

Castelo de Tsuruga, em Aizu Wakamatsu, a partir do qual o senhor de Aizu governava.

Criadores de akabeko

Os artesãos criam os akabeko empregando o método Aizu hariko (papel machê), em que um molde de madeira entalhado é envolvido em washi (papel japonês) previamente embebido em uma mistura especialmente preparada de cola e giz. Depois de seca, a estrutura é dividida para fazer a remoção do molde de madeira e, posteriormente, mais camadas de washi são aplicadas para juntar as duas partes. Por fim, as peças moldadas são pintadas.

Detalhe importante: para que a cabeça possa balançar, a peça moldada da cabeça e pescoço é suspensa por um cordão afixado ao corpo oco.

produção de akabeko

A cabeça e o corpo são feitos separadamente e, posteriormente, cuidadosamente unidos por habilidosos artesãos 'hariko'

Artesão produzindo o Akabeko

A cabeça e o corpo são feitos separadamente e, posteriormente, cuidadosamente unidos por habilidosos artesãos 'hariko'

Artesão confeccionando akabeko

A cabeça e o pescoço moldados são suspensos por uma corda para se obter o típico efeito de cabeça balançante

Akabekos na cor vermelha e branca

‘Hariko’ moldado pintado de vermelho, secando ao lado de peças brancas ainda sem pintura na oficina de artesanato popular de Nozawa Mingei

Em 1997, o akabeko se tornou um ofício designado da província de Fukushima. Hoje, restam apenas algumas oficinas onde a técnica de confecção de akabeko continua sendo passada de geração em geração. Uma dessas oficinas é a Loja de Artesanato Popular Nozawa Mingei, uma empresa familiar dirigida pelo artesão chefe Hōrin e sua filha Hayakawa Minako.

Nozawa Mingei Folk Craft

O artesão-chefe Hōrin estabeleceu sua oficina na cidade de Nishi-Aizu, província de Fukushima, em 1962, depois de aprender a trabalhar com madeira em uma fábrica de gavetas. Dessa maneira, criou designs e moldes de madeira para diversos brinquedos populares por quase 60 anos. Sua filha Hayakawa Minako, artesã de segunda geração da Nozawa Mingei Folk Craft, iniciou na oficina como pintora e hoje, mais de 30 anos depois, cria seus próprios designs de brinquedos. A oficina produz o mesmo design e formato de akabeko há 50 anos.

 

Ano do boi

O boi é um dos 12 animais simbólicos do zodíaco japonês, que segue um ciclo astrológico de 12 anos. Embora esse sistema tenha se originado na China, ele é parte essencial das comemorações do Ano Novo no Japão, que ocorrem em janeiro de acordo com o calendário solar. Na verdade, o ciclo do calendário astrológico japonês possui 60 anos e cada um dos 12 signos animais pode ser combinado com os cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água. Em 2021, o Boi de Metal (辛丑), ou kanoto-ushi, é o 38º ano do ciclo. O akabeko foi um símbolo apropriado para 2021 por também ser associado com cura.

Cartão postal de ano novo da Japan House Londres comemorando o ano do boi

'Nengajo' (cartão postal de ano novo) da Japan House Londres comemorando o ano do boi

 

Leia também:

Voltar ao topo