CULTURA GASTRONOMIA

O vinho japonês e as principais províncias vinícolas nipônicas

Hoje, a variedade nativa Koshu e as uvas internacionais Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvignon dominam a produção de vinho japonesa, embora apenas uma em cada cinco garrafas seja feita de uvas japonesas frescas.

Compartilhe

O vinho japonês

No Japão, o vinho remonta a Gyōki, o eremita do século 8 que plantou vinhas no Templo Daizen. Uma indústria principiante do vinho enviou dois ex-samurais, Tsuchiya Ryuken e Takano Masanari, para estudar a vinificação na França, em 1877. Variedades híbridas eram plantadas rotineiramente por conta de sua tolerância a climas úmidos e resistência a doenças.

Hoje, a variedade nativa Koshu e as uvas internacionais Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvignon dominam a produção de vinho japonesa, embora apenas uma em cada cinco garrafas seja feita de uvas japonesas frescas. Essas são cultivadas principalmente nas quatro principais províncias vinícolas de Yamanashi, Nagano, Yamagata e Hokkaido.

Províncias vinícolas:

1. Yamanashi

Com o Monte Fuji como pano de fundo, as 81 vinícolas de Yamanashi respondem por cerca de 30% da produção de vinho japonesa e pouco mais da metade do que elas produzem é de Koshu, seguido pelos híbridos, Muscat Bailey A e Delaware.

As uvas são cultivadas em pérgulas suspensas tradicionais para manter a circulação de ar e proteger contra os perigos da umidade e das chuvas de monções. Variedades europeias, dentre as quais o Merlot, Cabernet Sauvignon e o Chardonnay, respondem por 5% da produção.

Cultivado em sua maior parte na região de Katsunuma, da província de Yamanashi, Koshu cobre cerca de 450 dos 4.350 hectares de uvas viníferas de Yamanashi, e vem em diversos estilos, principalmente branco seco e sem carvalho, mas também em carvalho, médio, doce e espumante.

Ueno-en, Província de Yamanashi © Château-Mercian

 

Homem, alto, com traços asiáticos, na produção de vinho

Vinícola Soryu Budoshu

2. Nagano

Cercado pelos Alpes Japoneses, com 3 mil metros de altitude, Nagano, “o telhado do Japão”, localizado na região central de Honshu, é uma região emergente de qualidade para uvas viníferas graças, em grande parte, à sua altitude elevada e clima frio.

Em Nagano, a precipitação é relativamente baixa e de drenagem livre; solos rochosos e brisas frescas de verão ajudam a manter a saúde dos vinhedos. Amplas oscilações de temperatura diurna e noturna são ideais para o amadurecimento e a retenção da acidez natural. Existem 35 vinícolas nos quatro vales de vinho de Nagano: Kikyogahara, Chikumagawa, Nihon Alps e Tenryugawa Wine Valley. Nesta região, variedades híbridas tradicionais como Concord, Niágara e Ryugan estão abrindo caminho para variedades europeias.

Vinhos © Vinícola Villadest*

3. Yamagata

As primeiras plantações de uvas viníferas nesta região fria ao norte do Japão foram de variedades híbridas resistentes, como a Muscat Bailey A.

O clima é extremamente frio no inverno, mas as 14 vinícolas de Yamagata - agrupadas em torno de planícies baixas com drenagem livre, com solos de cascalho e argila nas margens do rio Mogami - são protegidas pelas montanhas Ōu, a leste, e pelas montanhas Asahi, a oeste. A maior produção ainda deriva dos híbridos Delaware, Muscat Bailey A e Niágara, mas, gradativamente, conforme os produtores adaptam as pérgulas tradicionais às grades verticais, Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvignon estão ganhando espaço.

Vinhedo © Vinícola Takahata*

4. Hokkaido

Situada entre 41 e 45º ao norte, Hokkaido localiza-se em um paralelo semelhante ao Vale do Ródano, na França. Mas, graças à corrente fria do oceano na província de Chishima, 2qqaseus 35 vinhedos ficam enterrados embaixo de até dois metros de nev e entre novembro e março.

Relativamente seco durante os meses do verão e outono, com chuvas e umidade mais baixas do que no continente, as mudanças climáticas estão gradativamente transformando Hokkaido na nova fronteira da moda da viticultura de clima frio. A vitis vinifera, ou parreiras, iniciou na década de 1970 com variedades alemãs e austríacas, mas, hoje, as variedades de uvas mais favorecidas são Borgonha, Pinot Noir e Chardonnay.

Vinhedo © Hokkaido Wine Co., LTD*

Este artigo foi produzido por Anthony Rose, premiado crítico de vinho e saquê e jurado do Decanter World Wine Awards e do Sake International Challenge. Em seu livro ‘Sake and the wines of Japan’ - ‘O saquê e os vinhos do Japão’, Anthony fala muito mais sobre o vinho japonês.

*Conteúdo cedido pela Japan House London.

Taça de vinho branco com uma paisagem natural ao fundo.

Vinho e Uva Koshu © Vinícola Lumière

--

Leia também:

Voltar ao topo