Fotos de perfil, da esquerda para a direita, de Hiroshi Yoda, Maki Onishi, Kazuyo Sejima, Yuko Mohri e Naoki Ishikawa.

Artigos

Entre-Tempo: Vistas de Tóquio | Série Completa

O fotógrafo Hiroshi Yoda, as arquitetas Maki Onishi e Kazuyo Sejima, o fotógrafo Naoki Ishikawa e a artista Yuko Mohri são os protagonistas da série que vislumbra a janela não apenas como parte da arquitetura, mas como uma ou diversas possibilidades de mirada e perspectivas

Compartilhe

Entre-Tempo: Vistas de Tóquio

'Entre-Tempo: Vistas de Tóquio' é uma série de vídeos que tem as janelas como ponto de partida e vislumbra esse elemento não apenas como parte da arquitetura, mas como uma ou diversas possibilidades de mirada e perspectivas. Para isso, a Japan House São Paulo convidou cinco personalidades muito importantes para compartilharem suas visões e sensações a partir dessas aberturas que fazem parte de seu cotidiano: em suas casas, ateliês, escritórios, etc.

Além dos depoimentos, é possível perceber a passagem do tempo em um time-lapse que registra 24 horas do dia a partir dessas janelas, em diferentes localidades de Tóquio, no Japão.

'WINDOWOLOGY – Estudo de Janelas no Japão'

Dentro do mesmo tema, esteve em cartaz na JHSP, a exposição 'WINDOWOLOGY: Estudo de janelas no Japão', uma mostra que como já diz seu título, teve as janelas como assunto principal, seja como elemento arquitetônico ou alusão às novas perspectivas.

Assista à série completa:

Ep. 01: Hiroshi Yoda:

No primeiro episódio, o fotógrafo japonês Hiroshi Yoda reflete sobre a importância das janelas em sua residência e como a própria fotografia, seu ofício e linguagem que explora, é uma janela em potencial.

 

Ep. 02: Maki Onishi:

A arquiteta e co-fundadora do escritório Onishimaki + Hyakudayuki Architects / o+h, Maki Onishi, reflete sobre o papel da janela na arquitetura e a importância de viver e estar integrado com a cidade e sua comunidade - noções que foram reforçadas graças à imensa janela que ocupa toda a frente de seu escritório.

 

Ep. 03: Naoki Ishikawa:

Naoki Ishikawa, fotógrafo, artista viajante, aventureiro e explorador de diversas paisagens do Japão e do mundo, mostra um lado introspectivo e corriqueiro de seu trabalho e cotidiano, que contrasta com sua arejada produção fotográfica. A janela escolhida por Ishikawa fica em seu escritório - localizado no alto de um prédio comercial e com vista para a movimentação da cidade.

 

Ep. 04: Kazuyo Sejima:

Este episódio exibe o depoimento de Kazuyo Sejima, arquiteta e sócia-fundadora do escritório SANAA, um dos mais importantes do Japão. Vencedora do Prêmio Pritzker, a mais expressiva láurea arquitetônica, Sejima fala a partir da janela de seu escritório sobre a construção de aberturas e suas possíveis relações entre interior e exterior, mencionando inclusive a importância de suas visitas ao Brasil para a composição da vista de sua própria janela.

 

Ep. 05: Yuko Mohri:

A artista Yuko Mohri fala sobre percepção e observação, ressaltando tais aspectos a partir de sua própria experiência, tanto quando relata o porquê da escolha de sua janela e como o modo de olhá-la mudou ao longo do tempo, quanto sobre como seus trabalhos desejam dialogar com o espaço que estão inseridos e, quem sabe, promover uma nova apreensão daquele espaço, suas janelas, vistas e paisagens.

 

'Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto'

A JHSP inaugurou a primeira exposição individual de Yuko Mohri na América Latina. 'Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto' traz uma instalação inédita e site specific, ou seja, pensada totalmente para o ambiente da JHSP, que a partir de objetos cotidianos cria esculturas cinéticas e sonoras, apresentando novos modos de ver e pensar cada um dos elementos presentes.

Voltar ao topo