Artigos

Sobre a montagem de Kumihimo – A arte do trançado japonês com seda, por Domyo

Mitsui Rei, o arquiteto responsável pelo projeto expográfico da mostra em cartaz, fala sobre a proposta para o espaço no segundo andar da JHSP

Compartilhe

Sobre a montagem de Kumihimo – A arte do trançado japonês com seda, por Domyo

O arquiteto Mitsui Rei, responsável pelo projeto expográfico da mostra em cartaz, fala sobre a proposta para o espaço no segundo andar da JHSP e traz alguns conceitos japoneses importantes que fizeram parte deste planejamento. Confira:

Kekkai - limite que indica uma área sagrada

Como se trata de um grande espaço da galeria, o arquiteto pensou em como extrair o fascínio que um pequeno e delicado kumihimo possui.

A exposição pedia um local silencioso e limpo. Ao criar um kekkai, lugar que simboliza a presença divina, semelhante ao himo-rogi*, o ambiente foi criado para que a concentração das pessoas fosse focada apenas no kumihimo - não existindo nada além dos trançados dentro da estrutura branca. Todos os elementos explicativos, como as legendas, foram posicionados na parte de fora do kekkai.

*No xintoísmo, himo-rogi é um local onde os deuses são recepcionados. O himo-rogi é composto por 4 galhos finos de bambu e shide (uma espécie de corda feita de papel) e feito por um material frágil.

As nove grades

A disposição das estruturas que formam as 9 grades foi inspirada na mandala, imaginando o fluxo de tempo circular que se repete. Na mandala, o buda é posicionado no centro. Já na exposição, um kumihimo histórico foi colocado no centro. Na armação de kumihimo que fica na parte central, tem uma decoração de cordão arqueado com cores inspiradas em estações do ano. A armação representa o ano e dentro dela, está exposta uma réplica de kumihimo histórico.

 

Detalhes delicados

Na estrutura que forma o kekkai, existem detalhes profundos e apropriados para o kumihimo.

Madeira e gofun

A estrutura foi feita com madeira com tingimento de gofun. Essa forma de tingimento é completamente diferente de tintas ou tinta à base de óleo (oil stain).

O vermelho do grão de madeira de cedro aparece levemente, através do pigmento branco de gofun, lembra a textura da pele com oshiroi (base branca feita de pó de arroz) - a textura perfeita para as linhas de seda do kumihimo.

Base de terra

A base da estrutura é de terra queimada. Essa base cerâmica traz a força e textura da terra para a galeria branca e industrial. Antigamente, os pilares eram do tipo horitate bashira (pilar erguido cavando-se um buraco), mas com o passar do tempo surgiram pilares fixados na base feita de pedra.

Para combinar com o kumihimo que é algo histórico, Mitsui Rei revela que pensou que o pilar do tipo horitate bashira seria ideal. Como não poderia cavar e construir um pilar dentro de uma galeria, ele o instalou em cima de uma massa de terra.

Saiba mais sobre a exposição:

Kumihimo - A arte do trançado japonês com seda
Voltar ao topo