Artigos

Fundição por Cera de Abelha

As folhas de metal são produzidas por meio do processo de batimento do ouro ou prata em seu estado puro, até atingirem uma espessura de menos de 3 mícrons*. Leia mais sobre esta confecção

Compartilhe

De abril a junho de 2022, está em cartaz na Japan House São Paulo a exposição [ím]pares, uma mostra sobre design contemporâneo de joias japonesas. Em colaboração com a Japan Jewellery Designers Association (JJDA), conteúdos sobre técnicas utilizadas na joalheria local foram desenvolvidos e apresentam detalhes e curiosidades sobre suas possíveis aplicações e modos de produção.

Cera de abelha

A fundição por cera de abelha, ou mitsurō, é um método utilizado para fabricar objetos em metal e uma técnica tradicional japonesa. Um molde no formato desejado é feito a partir da fervura de uma mistura de cera de abelha e resina de pinheiro para, em seguida, ser envolvido por uma primeira camada de terra argilosa fina e por camadas de terra de granulação média e grossa.

Esse molde é queimado em alta temperatura para que a cera derreta e escorra. No instante em que a cera é vertida, o metal em estado líquido é inserido pelas fissurasgeradas nesse processo de derretimento. Atualmente, esse método é conhecido comofundição por cera perdida e com a evolução dessa técnica, a terra que envolvia omolde foi substituída por gesso ou borracha.

A tecnologia da fundição chegou ao Japão pela rota da seda e, posteriormente, se desenvolveu em torno de minas de prata e cobre, com destaque para a mina de ouro de Sado no Período Edo (1603-1868). Considerada tradicional na cultura japonesa, existem objetos que utilizaram tal técnica e permanecem conservados e com sua beleza preservada desde os séculos V e VI (período Asuka), como as estátuas Shaka Nyorai (Asuka Daibutsu) do templo Asuka e Shaka Nyorai do salão principal do templo Hōryū-ji. Contudo, apesar de antiga, foi apenas no século XX que artistas, designers e artesãos a retomaram e ela pode ser disseminada. Vale destacar que essa técnica contribuiu para o barateamento da produção de joias, pois permitiu produções em maiores escalas com a utilização de um mesmo molde.

Atualmente, novos designs são desenvolvidos com a ajuda da computação digital. No caso da criação de joias que evidenciam a beleza do entalhe da fundição por cera, é possível realizar uma produção em massa por meio do molde de borracha, embora seja mais comum a produção de peças artesanais, em pequena escala.

Conteúdo por: Yoshiaki Arakawa e Minoru Miki.

Edição por: Japan House São Paulo.

Leia também:

A Técnica Cloisonné Japonesa Moderna Arte em Laca

 

Saiba mais sobre a exposição de joias:

[ím]pares
Voltar ao topo