ARTIGOS

Shamisen: O Conhecido e Versátil Instrumento Japonês de Três Cordas

O shamisen (三味線) é um dos instrumentos musicais japoneses mais conhecidos. Com três cordas, é considerado bastante versátil e capaz de produzir uma ampla gama de timbres, sendo utilizado tanto em apresentações tradicionais de teatro kabuki e do teatro de bonecos bunraku, quanto em ocasiões mais atuais e inovadoras. A diversidade conseguida com esse instrumento foi tanta que, no século XX, foi desenvolvido o estilo tsugaru-shamisen que se vale de alto grau técnico, improvisação e compasso rápido. Seu som pode até assemelhar-se a um instrumento de percussão.

Diz-se que o shamisen advém de um outro instrumento, o sangen de origem chinesa ou sanxian, que chegou ao Japão por volta do século XVI através das Ilhas Ryukyu, atual região de Okinawa. Nos dias de hoje, o shamisen é feito a partir de uma estrutura de madeira coberta com couro animal bem esticado. Suas três cordas estendem-se ao longo de sua caixa até o topo de sua haste. Para produzir o som, deve-se dedilhar as cordas. Para auxiliar nessa tarefa, o bachi é utilizado, funcionando como uma espécie de palheta.

Neste vídeo, o músico e professor de shamisen, Yuzo Akahori, conta a história desse instrumento tão importante e apresenta uma de suas composições, chamada Kesshin.

Yuzo Akahori
Instagram: @yuzoakahori

Voltar ao topo