Capas dos mangás 'A Voz do Silêncio', de Yoshitoki Oima, 'Vagabond', de Takehiko Inoue, em fundo branco.

Evento

Ciclo de Mangá: Japão nos Quadrinhos

O Educativo da JHSP aborda as primeiras páginas das obras 'A Voz do Silêncio', de Yoshitoki Oima, e 'Vagabond', de Takehiko Inoue

Compartilhe

Nova edição do Ciclo de Mangá da JHSP

Com o Ciclo de Mangá, o núcleo Educativo da Japan House São Paulo pretende ressaltar aspectos tanto estéticos quanto culturais da cultura nipônica encontrados nas histórias, personagens, cenários, diálogos e acontecimentos das obras selecionadas. Buscaremos falar sobre o imaginário japonês e o profundo diálogo entre o Japão de hoje e suas tradições, bem como com outras culturas.

Todo mês diferentes mangás são abordados como forma de explorar a diversidade estética e narrativa desta linguagem.

Mangás selecionados para setembro

Vagabond, de Takehiko Inoue

Confira a sinopse:
Para o Ciclo de Mangá de setembro, vamos abordar o 14º volume do mangá Vagabond, de Takehiko Inoue, que conta a história do famoso samurai Miyamoto Musashi. Porém, com este volume, vamos conversar sobre Sasaki Kojiro, talentoso samurai surdo e maior rival de Musashi. A história retrocede no tempo para contar uma nova história de vida.

A Voz do Silêncio, de Yoshitoki Oima

Confira a sinopse:
Shouya é um bully, suas brincadeiras infantis são uma verdadeira tortura para sua colega de classe, Shouko, uma nova aluna surda. Conforme a coisa piora e todos ao seu redor parecem ignorar ou estimular as brincadeiras maldosas, Shouya passa dos limites, forçando Shouko a mudar de escola. Tendo sido considerado culpado por tudo, agora é ele quem sofre torturas e bullying, aprendendo na pele o seu erro. Seis anos depois, o rapaz decide encarar de frente a menina que atormentou e tentar corrigir os erros do seu passado. Será que ele conseguirá sua redenção? Ganhador de diversos prêmios no mundo todo, A Voz do Silêncio, no original Koe no Katachi, chegou a ser adaptado para o cinema no final de 2016, tornando-se um dos grandes sucessos do ano.

Capas dos mangás 'A Voz do Silêncio', de Yoshitoki Oima, 'Vagabond', de Takehiko Inoue, em fundo branco.

Ciclo de Mangá: Japão nos Quadrinhos | 18 de setembro às 17h

Em setembro acontece o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, por isso o Ciclo de Mangá traz obras que abordam temas como acessibilidade, inclusão e a luta das pessoas com deficiência auditiva.

Vamos ler juntos 'A Voz do Silêncio', de Yoshitoki Oima, que conta sobre as consequências do bullying e a construção da empatia. Também vamos ler o mangá 'Vagabond', de Takehiko Inoue, focando principalmente na figura de Sasaki Kojiro, samurai surdo e maior rival de Miyamoto Musashi.

Este evento conta com recursos de acessibilidade (Libras, Audiodescrição e Closed Caption) e faz parte das ações do Setembro Azul da Japan House São Paulo.

*Não é necessário o conhecimento prévio das obras.

--

Serviço:

Ciclo de Mangá: Japão nos Quadrinhos

Quando: sábado, 18 de setembro de 2021
Horário: 17h
Duração: aproximadamente 90 minutos
Acesso: http://bit.ly/CicloManga

Ícone de acessibilidade: Libras Ícone de acessibilidade: closed caption Ícone de acessibilidade: audiodescrição

 

Como participar:

• Link de acesso: http://bit.ly/CicloManga (o encontro acontecerá na plataforma online Zoom);
• ID (nome de usuário): favor entrar com seu nome e sobrenome (sem uso de apelidos);
• Recomendação: sugerimos acessar a sala online no Zoom com 5 (cinco) minutos de antecedência, às 16:55, para evitar atrasos;
• Importante: teste o funcionamento do seu microfone e da sua câmera antes de entrar (não é obrigatório participar com microfone e câmera);
• Participe! Contamos com a participação de todos trazendo comentários, dúvidas e percepções.

--

Tem alguma dúvida?

Para dúvidas, sugestões e agendamento de conversas exclusivas sobre as exposições em cartaz na JHSP em dias e horários específicos - mediante disponibilidade -, entre em contato conosco através do e-mail educativo@jhsp.com.br.

Voltar ao topo