Exposições

Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses

São mais de cem peças traçando um panorama do brincar no Japão nesta exposição, que ainda traz um espaço dedicado à experimentação e interação com os brinquedos japoneses

Período

27.06.2023―12.11.2023

Terça a sexta-feira

das 10h às 18h

Sábados, domingos e feriados

das 10h às 19h

Custo

Entrada gratuita 

Evite filas e programe o seu passeio

Agendamento online antecipado (opcional)

Conteúdo acessível


Acesse aqui

Compartilhe

Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses

A nova exposição, ‘Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses’, em cartaz de 27 de junho a 12 de novembro no segundo andar da Japan House São Paulo, explora a cultura e as características do Japão a partir dos brinquedos.

A mostra traz uma seleção de 126 itens, incluindo alguns que surgiram há meio século e que mantém sua popularidade; brinquedos desenvolvidos a partir de uma perspectiva que destaca a segurança e praticidade; jogos e personagens originários do Japão e que conquistaram o mundo, entre outros, além de uma linha do tempo que narra a história do brinquedo a partir do período pós-guerra do Japão.

‘Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses’ conta com o apoio da revista ‘ToyJournal’, publicada pela Associação Cooperativa de Brinquedos e Bonecas de Tóquio.

 

A complexidade da simplicidade

Assim como outros elementos, os brinquedos vão além de simples objetos, auxiliam as crianças no desenvolvimento da imaginação e habilidade social por meio da noção de compartilhamento e cooperação; evoluem constantemente, refletindo a cultura e os estilos de vida da sociedade. Fabricantes se inspiram na vida cotidiana para ajudar crianças a entender e se relacionar com o ambiente.

Nesta exposição, os visitantes têm a oportunidade de observar como os brinquedos do Japão refletem o contexto histórico e o estilo de vida japonês, descobrindo assim as diferenças e semelhanças entre os brinquedos japoneses e brasileiros, além de experimentarem alguns aspectos sobre o país nipônico introduzidos na forma do brincar.

A relevância mundial da indústria japonesa de brinquedos

Dada a relevância mundial da indústria japonesa de brinquedos, a exposição foca também nos brinquedos originados no Japão e conhecidos em todo o mundo. Inclusive, a mostra reserva algumas surpresas aos visitantes - que podem reconhecer personagens e jogos que já fazem parte da infância brasileira, mas têm origem nipônica.

Ambiente especial para a vivência do brincar

Para que os visitantes possam interagir e experienciar alguns dos brinquedos, a exposição reserva um ambiente especial para esta vivência.

“Brincar é fundamental para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Os brinquedos estimulam a imaginação, melhoram as capacidades cognitivas e motoras, ensinam a importância de compartilhar, de cooperar e de se comunicar. Nesta exposição, os visitantes em geral e, especialmente, as crianças podem aprender algumas características da cultura nipônica e sair dessa experiência mais conectadas com seus pares japoneses, já que têm a oportunidade de reconhecer diferenças e semelhanças nos brinquedos das duas culturas”, explica a curadora e diretora cultural da Japan House São Paulo, Natasha Barzaghi Geenen.

“A palavra dōshin remete ao coração infantil e nossa ideia é despertar justamente o sentimento de identificação e empatia por meio dos brinquedos que fizeram sucesso pelo mundo, mas ainda trazer referências do cotidiano japonês em alguns dos modelos que só são encontrados e vendidos no Japão. Esse tipo de reconhecimento do “outro” e seus costumes é essencial para a criação de empatia, tanto no universo dos adultos quanto das crianças”, continua Natasha.

A exposição conta também com algumas tendências recentes do mercado japonês. É o caso dos quebra-cabeças e jogos analógicos, que se tornaram mais populares como passatempos para se divertir em casa por conta da pandemia.

Dia das Crianças no Brasil | 12 de outubro
Kodomo no hi (こどもの日) | 05 de maio

No Japão, o Dia das Crianças é comemorado no dia 05 de maio, diferente do Brasil, que adotou o dia 12 de outubro. Tradicionalmente nesta data, os japoneses hasteiam o koinobori (flâmulas em formato de carpas) como um pedido para que as crianças cresçam saudáveis e sejam felizes.

Espaço de brincar

Os atraentes brinquedos na mostra estão disponíveis apenas para observação, mas o ‘Espaço de Brincar’ foi pensado para que todos possam experimentar, tocar e se divertir com os passatempos nipônicos.

· Para entrar na brincadeira, basta retirar sua senha com a própria equipe do espaço e participar das atividades;

· As senhas são limitadas e distribuídas mediante disponibilidade;

· Cada senha dá direito a 20 minutos de interação no ambiente.

*Ao agendar sua visita, você assegura sua entrada à instituição de maneira tranquila e sem esperas. Se deseja participar das atividades no ‘Espaço de Brincar’, é necessário retirar uma nova senha com a própria equipe do andar.

JHSP Acessível

Dentro do programa JHSP Acessível, a exposição ‘Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses’ conta com recursos de audiodescrição, libras por meio do Código QR presente no espaço expositivo.

Acesse o conteúdo acessível

 

--

Serviço:

Exposição ‘Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses’

#DoshinNaJHSP e #BrinquedosNaJHSP

Curadoria: Natasha Barzaghi Geenen e Gabriela Bacelar
Apoio: ‘ToyJournal’, revista publicada pela Associação Cooperativa de Brinquedos e Bonecas de Tóquio

Período: de 27 de junho a 12 de novembro de 2023
Custo: entrada gratuita
A exposição conta com audiodescrição, libras e bancada com elementos táteis como recursos de acessibilidade.

Evite filas e programe seu passeio (agendamento opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br

Japan House São Paulo | Segundo andar
Endereço: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo

Horário de funcionamento: 
Terça a sexta-feira, das 10h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h

A Japan House São Paulo permanece fechada às segundas-feiras, sem exceção, inclusive em feriados.


Programação paralela à exposição:

Tendo como inspiração esse costume e a chegada das férias escolares em julho, a instituição realiza um workshop de produção de koinobori, além de promover experiências com o jogo Go (onde os jogadores alternam em rodadas, colocando pedras pretas e brancas, competindo o tamanho do território conquistado). A programação paralela desta exposição conta com a colaboração das empresas japonesas Epoch, Hasbro e Pilot Pen do Brasil.

Confira as informações sobre todos os eventos relacionados à exposição:

Eventos

 

Veja também:

Voltar ao topo