CULTURA

As máquinas de brinquedos em cápsula do Japão

No Japão, essas máquinas são chamadas de gacha-gacha ou gacha-pon, como uma referência à onomatopeia do som que a alavanca faz ao ser girada. Continue lendo!

Compartilhe

As máquinas de brinquedos em cápsula do Japão

Imagem de uma máquinas de brinquedos em cápsula do Japão

Encontradas em diversas partes do mundo, as máquinas de venda automática de brinquedos em cápsula, chamadas de Capsule Toy, funcionam da seguinte maneira: após inserir uma moeda e girar a alavanca, uma cápsula contendo um brinquedo ou um boneco colecionável é liberada. No Japão, essas máquinas são chamadas de gacha-gacha ou gacha-pon, como uma referência à onomatopeia do som que a alavanca faz ao ser girada.

O surgimento das lojas especializadas em máquinas de brinquedos em cápsula

Na maioria das vezes, não é possível saber o que há dentro da cápsula de plástico de aproximadamente 6 centímetros até comprá-la e abri-la. Antigamente, o encantamento em torno dessas máquinas de venda automática era restrito ao mundo das crianças, mas hoje, o entusiasmo também faz parte do universo dos adultos. Tradicionalmente, elas ficavam nas lojas especializadas em doces para crianças, as chamadas de dagashiya. Agora, no entanto, é possível encontrá-las em shoppings e lojas de departamentos ou até mesmo em lojas especializadas, as quais são repletas de máquinas de brinquedos em cápsula.

Atualmente, nos aeroportos de Haneda e Narita, existem várias máquinas de cápsulas de brinquedo cujo público-alvo são os turistas estrangeiros que visitam o país. A popularidade delas está na possibilidade de gastar as últimas moedas de 100 ienes comprando uma singela lembrança antes de deixar o arquipélago.

Versões divertidas dos brinquedos em cápsula

なかみまるみえ動物 | Animais com o interior completamente visível

Fotografia de um brinquedo de plástico com formato de arraia
Fabricante: ⓒT-ARTS

As máquinas de brinquedos em cápsula chegaram ao Japão em 1965. Na época, cada cápsula custava cerca de 10 ienes e as surpresas variavam entre anéis e pequenos troféus. Posteriormente, nos anos 1980, cápsulas contendo bonecos e objetos colecionáveis relacionados aos famosos animes com temática de robô se tornaram um grande sucesso. Dessa forma, elas passaram a fazer parte do cotidiano dos japoneses.

Desde o início, os animais sempre foram muito populares. O brinquedo mostrado na imagem faz parte da série chamada ‘Enciclopédia Infantil - Animais com o interior completamente visível – Edição Mecanismo Ósseo’ (Takara Tomy), que deixa em evidência a estrutura óssea dos animais. A seleção conta com muitos deles e a expectativa é grande para saber qual estaria dentro da cápsula.

A loja especializada nessas máquinas, a ‘Gacha Gacha no Mori’, localizada no complexo comercial Harajuku Alta, atrai muitos turistas estrangeiros em busca das cápsulas com brinquedos de animais.

ミニチュアラジオブース | Estúdio de rádio em miniatura

Imagem de um Estúdio de rádio em miniatura

Segundo o Sr. Katsuhiko Onoo, que fundou a Japan Gacha Gacha Association em 2019, uma das razões para que as máquinas ganhassem tanta popularidade no Japão é o nível de sofisticação das peças. A imagem acima mostra uma coleção criada pela emissora de rádio Nippon Broadcasting System e pela loja especializada mencionada anteriormente, a ‘Gacha Gacha no Mori’. São parte do conteúdo das cápsulas, por exemplo, o pequeno microfone e o relógio do estúdio, os quais reproduzem fielmente até os pequenos detalhes.

Como explica o Sr. Onoo, as peças precisam ser pequenas para caberem dentro de uma cápsula de aproximadamente 6 cm. Apesar da escala diminuta, as peças são extremamente precisas e detalhadas e, por isso, são desejadas até mesmo pelos adultos. Diante desse cenário, acredita-se que o compromisso com a alta qualidade está por trás do sucesso dos brinquedos em cápsula no Japão.

おにぎりん具 | ‘Onigiring’

Imagem de um brinquedo  chamado ‘Onigiring'
Fabricante: ⓒKITAN CLUB

O mercado de brinquedos em cápsula no Japão é de aproximadamente 45 bilhões de ienes e o volume mais que dobrou nos últimos 10 anos. Quem mais contribui para esse boom não são as crianças, mas sim as mulheres adultas. O ‘Onigiring’ da Kitan Club, que faz um jogo de palavras entre Onigiri (bolinho de arroz japonês) e ring (anel em inglês), faz bastante sucesso entre o público feminino.

No Japão, o consumo do Onigiri, o bolinho de arroz recheado com ingredientes diversos e de um tamanho prático para comer em qualquer lugar é muito comum. O bolinho virou uma caixinha de anel e os ingredientes que costumam compor o seu recheio estão representados no acessório que vem dentro. Há uma grande expectativa para saber qual será o anel surpresa e, por isso, muitas pessoas tentam comprar várias vezes até encontrar a versão desejada.

バスストップボタン Botão de parada solicitada dos ônibus japoneses

Brinquedo de máquina simulando um botão de parada solicitada dos ônibus japoneses
Fabricante: ⓒYELL

Os Capsule Toys possuem muitas versões divertidas e inusitadas Um bom exemplo é este botão de parada solicitada dos ônibus japoneses da marca Yell, que é muito popular. Ao pressionar o botão, ouvimos um anúncio de solicitação de parada semelhante aos que costumam soar nesse transporte público japonês.

Nas palavras do Sr. Onoo:
“esse tipo de objeto jamais seria comprado se estivesse à venda nas prateleiras de uma loja. Mas, curiosamente, a venda acontece quando ele está dentro de uma cápsula. O motivo está no fato de poder mostrar para os amigos, dar risadas juntos, publicar nas redes sociais. Talvez, o encanto dessa compra está na possibilidade de dar risada com alguém”.

Por que as máquinas de brinquedos em cápsula são tão queridas?

Os Capsule Toys existem ao redor do mundo, mas, para o Sr. Onoo, um fenômeno específico do Japão é o fato de adultos também se divertirem com as cápsulas. Após inserir uma moeda e movimentar a alavanca, uma cápsula é liberada. Existe a apreensão da dúvida do que vai estar dentro dela, mas também uma empolgação para descobrir qual será a surpresa. E tudo isso faz parte da diversão, encantando não apenas as crianças, mas também os adultos.

A prova disso é que as máquinas mais recentes estão equipadas com leitor de Código QR, eliminando a necessidade de ter uma moeda em mãos. Porém, a parte de movimentar a alavanca permanece, pois essa ação faz parte da experiência.

Para o Sr. Onoo, esses brinquedos em cápsula funcionam como uma espécie de mídia. Desde o princípio, muitos animes se difundiram e ganharam notoriedade entre as crianças por meio das surpresas contidas nas cápsulas. Para além da função de ser um brinquedo, a expectativa fazia parte da diversão e os conteúdos também transmitiam informações.

A Japan Gacha Gacha Association tem um projeto de utilizar as cápsulas para promover o desenvolvimento e a revitalização de cidades do interior do Japão. A iniciativa chamada ‘Machi Gacha’, ou seja, ‘gacha da cidade’ leva, para dentro das cápsulas, chaveiros que reproduzem locais icônicos da cidade, como um café ou uma livraria. Com o uso de um aplicativo, é possível descobrir vários marcos da cidade, desbravando-os em busca dos pontos de venda das cápsulas. O conteúdo surpresa pode incluir, além do chaveiro, um cupom de desconto de um hotel, por exemplo, o que permite conectar a iniciativa com as atividades econômicas locais.

Com uma história de mais de 100 anos, os Capsule Toy continuam sendo amados em suas múltiplas formas.

--

Confira também:

Voltar ao topo