ARTIGOS

Dia do Furoshiki: Conheça a Milenar Técnica Japonesa de Embalar

O furoshiki (風呂敷) é um pedaço de tecido quadrado usado para embrulhar objetos de qualquer formato, podendo se transformar também em bolsas de estilos variados. Registros do período Muromachi (1333-1568) indicam que os senhores feudais utilizavam um pano marcado com o brasão familiar para envolver suas roupas em casas de banho. A partir do período Edo (1600-1868), houve a popularização do furoshiki, estampado com marcas e nomes comerciais, sendo utilizado também como meio de publicidade e divulgação de produtos.

Em 2000, a Associação Japonesa de Furoshiki (日本風呂敷連合会) registrou o dia 23 de fevereiro como o Dia do Furoshiki, para divulgar essa técnica milenar. A data é um trocadilho com a palavra tsutsumi (que significa o ato de embalar) e os números que compõem a data - 2 (tsu), 2 (tsu), 3 (mi).

Mesmo com o desenvolvimento de bolsas e mochilas, hoje em dia, o furoshiki é considerado ainda muito atual, pois reutiliza tecidos para os mais diversos fins, de forma prática e sustentável. Seu retorno à vida contemporânea traz à tona valores típicos da cultura japonesa, como o mottainai (o cuidado para que o desperdício seja mínimo ou não exista).

+ Conheça o conceito Mottainai (もったいない), que pode ser considerado uma prática cultural e até mesmo um princípio de vida.

Para comemorar a data, convidamos Sandra Fukada, proprietária das lojas Furoshiki e Shin (@furoshikistore), localizadas na JHSP, para contar sobre a técnica que encanta pela beleza e versatilidade. Assista ao vídeo:

Aproveite para conhecer também a exposição “Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão”, onde é possível conferir a embalagem da Soda Gujō Hachiman, que utiliza a técnica do furoshiki com um pano que remete às toalhas utilizadas na tradicional dança Gujō-Odori, da província de Gifu, para envolver duas garrafas.

+ Saiba mais sobre a mostra “Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão”, em cartaz no 2º andar da JHSP.

Voltar ao topo