Vista aérea de uma pessoa desenhando com canetas coloridas em papel branco, sobre uma mesa branca com diversas canetas espalhadas, cesto com pinha e outros objetos.

Artigos

Oficina de Sons do Verão Japonês

Quais são os sons que você escuta através da sua janela?

Compartilhe

Sons emblemáticos do verão japonês

No verão japonês é possível escutar pela janela alguns dos sons mais emblemáticos da estação, como o canto das cigarras e o tilintar dos sinos de vento, os conhecidos fūrin.

Quais são os sons que você escuta?

Os sons estão por toda a parte, mesmo quando não percebemos. Uma sinfonia formada pelos sons da rua, do vento nas árvores, dos passos das pessoas na calçada, ou até mesmo dentro de casa, com o barulho dos pratos na cozinha, da caixa de brinquedos, ou das portas que se abrem ou fecham. Basta prestar atenção!

Nesta oficina, o Coletivo Miudezas nos convida a registrar os sons que fazem parte do cotidiano de forma sinestésica, por meio da linha no papel, pensando em quais são as formas, as cores, a espessura, o percurso, que podem traduzir a música criada pela paisagem sonora ao nosso redor.

Vamos desenhar o som juntos? Dê o play!

 

Apoio: Pilot Pen

--

Sobre o Coletivo Miudezas:

O Coletivo Miudezas cria ateliês itinerantes para aproximar crianças e adultos da natureza por meio da arte e da tecnologia. Criado em 2019, é formado por Julia Nowikow de Souza, Marina Rosenfeld Sznelwar e Thais Helena Caramico e já realizou projetos em centros culturais, como o Sesc e o Museu da Casa Brasileira, em espaços de arte e educação, como o Atelie Bináh e a Escola Alfa, e também em empresas, como o Google.

Conheça: instagram.com/coletivo.miudezas

--

Veja também outras oficinas:

+ Oficina de Insetos Fantásticos

+ Oficina Pencil Rocket: Aprenda a Fazer Seu Próprio Foguete

+ Oficina de Fantoche de Oni: Confecção de Criaturas do Folclore Japonês

Voltar ao topo