News

Espetáculo Teatral | Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno)

Em uma parceria especial, a Japan House São Paulo e a Embaixada do Brasil em Tóquio uniram esforços para promover a estreia do espetáculo teatral japonês Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno) no Brasil. Inspirada na famosa literatura de cordel brasileira, a apresentação é uma releitura da obra “A Chegada de Lampião no Inferno”, de José Pachêco.

Concebido pela Embaixada do Brasil em colaboração com a diretora e especialista em Nô, Soraya Umewaka, o trabalho foi exibido no Japão em novembro de 2019, pela primeira vez.

A peça traz o mestre Naohiko Umewaka, que faz parte de uma tradição familiar de mais de 600 anos no Teatro Nô, no papel do folclórico Rei do Cangaço, Lampião, em uma riqueza singular a partir do intercâmbio cultural entre Brasil e Japão, com a união de clássicos estilos como é o caso do Cordel e do Teatro Nô.

Na produção, Lampião tentará entrar no inferno e será impedido por Satanás, cujas palavras surgirão via projeção digital. No transcorrer do espetáculo, uma batalha acontece entre Lampião e os guardiões dos portões do inferno, representados por Yoko Mori, especialista em Capoeira, e Miki Nakamachi, campeã de Karatê, duas lendárias práticas de artes marciais. Musicalmente, o enredo é acompanhado pelo grupo de percussão Barravento, formado por músicos japoneses, bem como pela dupla brasileira, radicada no Japão, Via Brasil.

Complementando a programação especial da estreia de Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno), a Japan House São Paulo promove uma conversa com a diretora Soraya Umewaka e o Mestre Nô Naohiko Umewaka, ator protagonista da peça, com mediação compartilhada entre Angela Mayumi Nagai, pesquisadora e especialista do Teatro Nô; e Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo. Esta atividade estará disponível em português, inglês e japonês.

Estreia do Espetáculo Teatral | Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno)
Quando: dia 29 de setembro de 2020, terça-feira
Horário: às 20h
Onde: a transmissão será feita no Youtube da Japan House São Paulo

JHSP Live | Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno)
Quando:
dia 30 de setembro de 2020, quarta-feira
Horário: às 20h
Onde: o link de acesso será disponibilizado em breve. Acompanhe as nossas redes sociais.

Voltar ao topo