Novidades

Japan House São Paulo encontra medalhistas de Tokyo 2020

Integrantes da JHSP que atuaram nas iniciativas esportivas foram recebidos pelo vice-presidente do CPB e campeão paralímpico Yohansson Nascimento, além dos medalhistas de Tokyo 2020

Comitê Paralímpico Brasileiro + Japan House São Paulo

Durante todo o ano de 2021, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Japan House São Paulo fizeram diversas iniciativas conjuntas. O ensaio do uniforme da delegação paralímpica brasileira e a live que marcou a contagem de 100 dias para os Jogos Paralímpicos, foram realizadas na sede da Japan House, na Avenida Paulista. Além de workshops sobre cultura japonesa que a JHSP preparou para a delegação que embarcou para as disputas em Tóquio.

Alana Maldonado (ouro no judô), Lucinha Teixeira (bronze no judô), Mariana D’Andrea (ouro no halterofilismo), Raissa Rocha Machado (prata no lançamento de dardo), Rodolpho Riskalla (prata no hipismo), Washington Junior (bronze no atletismo) foram os atletas que estavam presentes no encontro e compartilharam suas experiências na campanha que deixou o Brasil na sétima colocação do quadro, com 72 medalhas

A medalhista de ouro Alana Maldonado, por exemplo, ressaltou a alegria de competir no país que é berço de sua modalidade, o judô: “No Rio eu tive a oportunidade de ganhar uma medalha (prata) na frente da minha família e este ano, no Japão, foi a realização de um sonho me tornar campeã paralímpica de judô dentro do Nippon Budokan". A instalação esportiva é considerada o “lar espiritual” das artes marciais e foi o palco da estreia do judô nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964.  
 

“Durante todo o ano aproximamos os atletas da cultura japonesa através de diversas ações conjuntas entre as instituições. Os Jogos Paralímpicos e o congraçamento de nações que esse evento proporciona são uma oportunidade de se estabelecer uma conexão mais profunda com o país anfitrião. É incrível poder reencontrar os atletas e ver que eles criaram laços com o Japão”, comentou Eric Klug, presidente da Japan House São Paulo, presente no encontro.

“Os atletas precisam de parceiros para chegarem a essas conquistas e eu tenho certeza que eles estão muito felizes de mostrarem essas medalhas, que são construídas em conjunto”, completou Yohansson Nascimento, vice-presidente do CPB, multimedalhista e campeão paralímpico dos 200m nos Jogos de Londres 2012.

JHSP Acessível

A parceria com o CPB fez com que a JHSP ampliasse seu olhar para a  questão da acessibilidade. Prova disso foi a visita de Silvia Grecco, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e vencedora, junto com seu filho Nickollas, do FIFA Fan Award 2019, ao Lounge Esportivo: Tokyo 2020. Eles se encantaram com os recursos de acessibilidade disponíveis na ativação, que contou com um espaço totalmente dedicado às modalidades paralímpicas. Silvia reconheceu o esforço da instituição e concedeu o selo de Acessibilidade Arquitetônica, que indica que a edificação é adequada ao uso por pessoas com deficiência, concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA.
 

Leia também:

+ Japan House São Paulo recebe Selo de Acessibilidade Arquitetônica 

+ JHSP‌ ‌Anuncia‌ ‌Parceria‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌Comitê‌ ‌Paralímpico‌ ‌Brasileiro‌ 

Voltar ao topo