ARTIGOS

Introdução ao Shodō, com Yasuko Kanazawa

Yasuko Kanazawa, mãe e mestre da artista Shoko Kanazawa, produziu um vídeo especialmente para a Japan House São Paulo, introduzindo a arte da caligrafia japonesa (shodō) ao público brasileiro.

Além do material utilizado para a realização dessa arte, Kanazawa explica aspectos essenciais para sua prática, como a postura do corpo e o modo de segurar o pincel. Ao final, faz uma demonstração da escrita do kanji “hikari” (光), que significa luz. Esse ideograma possui diferentes traços, que explicados por Kanazawa, permitirão ao público brasileiro conhecer mais de perto a técnica do shodō.

Em dezembro de 2020, a artista Shoko Kanazawa produziu um vídeo exclusivo para a participação da Japan House São Paulo no Festival Sem Barreiras, em que o público pôde conferir a artista em ação escrevendo esse kanji em grande dimensão, como uma mensagem de esperança e positividade. A partir dessa performance, uma obra foi produzida e pode ser vista na exposição ‘DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa’, em cartaz até o dia 28 de fevereiro na Japan House São Paulo.

Assista:

Voltar ao topo