Artigos

Introdução ao Shodō, com Yasuko Kanazawa

Uma aula introdutória à arte da caligrafia japonesa pela mãe e mestre da artista Shoko Kanazawa, cujas obras estão em cartaz na Japan House São Paulo

Compartilhe

Saiba como dar os primeiros passos na caligrafia japonesa

Conheça mais de perto a tradicional arte do Shodō

Yasuko Kanazawa, mãe e mestre da artista Shoko Kanazawa, produziu um vídeo especialmente para a Japan House São Paulo, introduzindo a arte da caligrafia japonesa (Shodō) ao público brasileiro.

Além do material utilizado para a realização dessa arte, Kanazawa explica aspectos essenciais para sua prática, como a postura do corpo e o modo de segurar o pincel. Ao final, faz uma demonstração da escrita do kanji “hikari” (光), que significa luz. Esse ideograma possui diferentes traços, que explicados por Kanazawa, permitirão ao público brasileiro conhecer mais de perto a técnica do Shodō.

Em dezembro de 2020, a artista Shoko Kanazawa produziu um vídeo exclusivo para a participação da Japan House São Paulo no Festival Sem Barreiras, em que o público pôde conferir a artista em ação escrevendo esse kanji em grande dimensão, como uma mensagem de esperança e positividade. A partir dessa performance, uma obra foi produzida e pode ser vista na exposição ‘DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa’, em cartaz na Japan House São Paulo.

Assista:

 

Este é um conteúdo relacionado à exposição DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa, em cartaz na Japan House São Paulo

+ Confira mais detalhes sobre a exposição

Conheça mais sobre o Shodō e aprenda a dar os primeiros passos na arte da caligrafia 

Shodō (書道) significa, em japonês, o caminho da escrita, em que ‘shō’ exprime o ato de representar letras e palavras com métodos e formas variadas. A caligrafia japonesa visa dar vazão às emoções através da escrita e é uma arte e disciplina ensinada às crianças japonesas durante a educação primária. É praticada tanto com caracteres ideogramáticos – Kanji – quanto com os fonéticos – Hiragana e Katakana. A caligrafia é conhecida por exigir alta precisão do calígrafo, cada caractere dos kanji devem ser escritos segundo uma ordem de traços específica, aumentando dessa forma a disciplina necessária daqueles que praticam esta arte. A liberdade de cada artista nesse gestual e interpretação é o que determina o estilo individual.

Acesse os links abaixo para vídeos de introdução à caligrafia japonesa: 

+ Vídeo: Oficina prática de caligrafia japonesa

+ Vídeo: A fabricação dos pincéis de caligrafia japonesa

+ Vídeo: A fabricação da tinta utilizada na caligrafia japonesa

Voltar ao topo