Artigos

Maurício Porto e Telma Shiraishi falam sobre os whiskies da The House of Suntory

No final de 2021, o especialista em whiskies Maurício Porto e a chef Telma Shiraishi guiaram a experiência gastronômica online, que teve como destaque o famoso whisky japonês

Compartilhe

Destilados japoneses

Em parceria, a Japan House São Paulo, o Aizomê e a The House of Suntory, ofereceram no final do ano passado, uma degustação online dos tradicionais e conhecidos destilados japoneses.

Guiada por Maurício Porto, especialista em whiskies e sócio da Caledônia Whisky e Co., e por Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê, a experiência contou com um menu especial dividido em cinco etapas harmonizadas com os destilados da The House of Suntory - os premiados e recém lançados no Brasil: Yamazaki Reserve, Hakushu 12 anos e Hakushu Reserve, além do Hibiki e Yamazaki 12 anos - antigos no portfólio da companhia.

Assista ao vídeo e veja uma parte das falas dos especialistas:

 

--

Beam Suntory

A Beam Suntory, líder mundial em bebidas alcoólicas premium, lançou recentemente três rótulos no Brasil: Yamazaki Reserve, Hakushu 12 anos e Hakushu Reserve. As bebidas se juntam aos premiados Hibiki e Yamazaki 12 anos do portfólio da The House of Suntory, linha de whiskies japoneses prestigiados e reconhecidos no mundo todo por seus sabores únicos.

O Yamazaki, pioneiro no universo de single malt japoneses, foi criado em 1984 na primeira e mais antiga destilaria de malte do Japão. O destilado é maturado em barricas de carvalho americano, japonês (Mizunara) e barricas usadas anteriormente para maturar xerez. Seu sabor frutado e doce, com nozes e frutas, além de um intenso toque de baunilha, conquistou paladares no mundo todo e fez dele o número um no Japão e nos Estados Unidos. Não por acaso o Yamazaki recebeu, em 2018, a medalha de ouro no International Spirits Challenge, uma das principais competições de vinhos e bebidas no mundo.

Já o Hakushu é um single malt levemente defumado com notas de ervas, sendo um whisky verde e fresco. Lançado originalmente em 1994 no Japão, foi criado por Keizo Saji, segundo Master Blender da Suntory e filho de Shinjiro Torii, fundador da empresa. Durante anos, Saji buscou a região de seu país que oferecesse o microclima perfeito para criar um produto de sabor marcante e delicadamente aromático. O lugar escolhido foi o Monte Kaikomagatake com suas florestas verdejantes e águas que oferecem uma suavidade e pureza raras, só possíveis pela filtração da chuva e da neve através de rochas graníticas milenares. Tanto trabalho e dedicação deram certo: ao longo dos anos o Hakushu já recebeu vários prêmios e, em 2020, foi eleito o melhor uísque single malt do mundo pelo World Whiskies Awards, o Oscar do destilado.

–-

Sobre a The House of Suntory

Fundada no Japão em 1899 por Shinjiro Torii, a The House of Suntory foi criada com a missão singular de criar destilados artesanais que fossem de encontro ao paladar delicado dos japoneses. O tato e a experiência de Shinjiro com outras bebidas, fez com que ele perseguisse o sonho de criar o primeiro Whisky japonês, o Suntory Whiskey, que captasse a essência da natureza, da cultura e do espírito do Japão.

Em 1923 ele criou a primeira destilaria de whisky do Japão, nas montanhas de Yamazaki, aos arredores de Kyoto, um lugar escolhido a dedo pelas características da sua natureza, água pura, fresca e estações muito bem definidas. Em 1937, foi lançado o primeiro Whisky japonês.

Hoje, a The House of Suntory tem um dos mais premiados e exclusivos whiskies do mundo, como o Yamazaki Reserve, o Hakushu 12 anos, e o Hakushu Reserve, além dos Chita e Hibiki, assim como uma, vodka premium, a Haku, e o Gin Roku.

Em 2014, a Suntory Holdings adquiriu a Beam Inc e desta fusão nasceu a Beam Suntory que hoje é empresa líder no segmento de destilados premium.

 

Veja também:

+ Conheça a série sobre culinária japonesa com a chef Telma Shiraishi

+ Conheça a Província de Yamaguchi: um Templo para os Apreciadores do Saquê

Voltar ao topo