Japonésia, de Naoki Ishikawa

Novidades

'Japonésia' em cartaz no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas

A JHSP apresenta em Belém/PA o trabalho do jovem fotógrafo japonês Naoki Ishikawa que retrata a diversidade de paisagens e cultura do arquipélago nipônico

'Japonésia' mais uma vez em itinerância

Pela primeira vez, a Japan House São Paulo traz à região Norte do Brasil uma mostra em parceria inédita com o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. De 4 de dezembro a 06 de março, o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém, recebe a exposição 'Japonésia', uma mostra com 74 fotografias retratando a variedade geográfica e cultural do Japão pelo jovem fotógrafo Naoki Ishikawa, que traça um perfil inusitado e surpreendente do Japão por meio de suas viagens exploratórias ao redor do arquipélago.

Japonésia, de Naoki Ishikawa, na Casa das Onze Janelas em Belém do Pará.

O trabalho de um fotógrafo viajante viajando pelo Brasil

A capital paraense é a terceira cidade do Brasil a receber a exposição, que foi concebida e apresentada pela JHSP, em 2020, e passou pelo Museu Oscar Niemeyer de Curitiba (PR), em 2021. O trabalho do artista busca revelar as particularidades do arquipélago nipônico, ressaltando sua diversidade de paisagens e de culturas, levando os visitantes a uma verdadeira expedição por um Japão desconhecido e que possui uma relação intrínseca com o mar e com o Monte Fuji. Este último, inclusive, possui um núcleo exclusivo na mostra com fotografias que são fruto de uma escalada que o artista realizou em 2008.

Em tempos digitais, Naoki Ishikawa é conhecido por fotografar de maneira analógica as paisagens das terras japonesas, trazendo um olhar singular para a interação entre a natureza e a presença humana e seus traços culturais nesses locais. Ele possui extensa jornada artística, tendo realizado exposições de sucesso pelo continente asiático e pelo Estados Unidos, além de reunir premiações como a da The Photographic Society of Japan, na categoria Lifetime Achievement Award, consolidando sua carreira. Com o apoio do Consulado Geral do Japão em Belém, 'Japonésia' traz fotos realizadas por Ishikawa de 2008 a 2020, compondo um conjunto que reúne imagens de mais de 20 ilhas do arquipélago.

Segundo Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo e curadora da exposição, as fotografias selecionadas para a mostra revelam facetas variadas de 'Japonésia', termo criado pelo escritor japonês Toshio Shimao, com a intenção de enfatizar o país como um arquipélago.

Japonésia, de Naoki Ishikawa

“Os trabalhos de Naoki Ishikawa reforçam a forte ligação do Japão com o mar, além de evidenciar a diversidade das paisagens naturais particulares de cada região. É um belíssimo trabalho de um artista do século XXI que nos faz sentir parte das suas descobertas. É uma grande satisfação poder apresentá-lo em Belém, cidade que é referência nacional para a produção fotográfica artística”, comenta Natasha.

Japonésia, de Naoki Ishikawa, na Casa das Onze Janelas em Belém do Pará.

Diretamente do negativo para a impressão no papel

Vale destacar que, no Japão, as fotografias foram impressas diretamente do negativo para o papel, sem passar pela digitalização, o que destaca ainda mais as cores das imagens. A expografia ainda inclui áudios gravados a partir de textos escritos pelo próprio artista, aproximando o público do processo e produção de Naoki Ishikawa, que traz uma dimensão afetiva e geográfica para cada um dos conjuntos de fotografias exibidos.

Para Eric Klug, presidente da Japan House São Paulo, a parceria com Espaço Cultural Casa das Onze Janelas é uma importante aproximação com o Pará, que possui fortes conexões com a imigração japonesa do passado e recentes projetos governamentais japoneses de grande porte.

"A Japan House São Paulo é uma plataforma para divulgar a cultura japonesa em inúmeras frentes incluindo as artes, turismo, educação, tecnologia e negócios. Seja em sua sede em São Paulo, em suas itinerâncias pelo Brasil e América do Sul ou em seu rico conteúdo online como workshops, clube de leitura, exposições virtuais e lives com criadores japoneses", declara Klug.

 

Japonésia, de Naoki Ishikawa

Serviço:

'Japonésia', Naoki Ishikawa

Onde: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
Endereço: R. Siqueira Mendes, S/N - Cidade Velha - Belém (PA)
Quando: de 4 de dezembro de 2021 a 6 de março de 2022
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Valor: R$ 4,00 / R$ 2,00 (meia entrada)*

*Acesso gratuito às terças-feiras.

 

Relembre a exposição na JHSP:

+ Japonésia

Logos de realização da Japan House São Paulo, Casa das Onze Janelas, Sistema Integrado de Museus e Memórias, Secretaria da Cultura e Governo do Pará; e apoio do Consulado do Japão de Belém
Voltar ao topo