Evento

A Tradição do Shirakawa Daruma e as Atrações Locais da Província de Fukushima

A JHSP promove mais uma palestra com o intuito de abordar a história, tradição e design do Shirakawa Daruma e principais atrações culturais, gastronômicas, experiências religiosas e na natureza da cidade de Shirakawa, em Fukushima

Compartilhe

A Tradição do Shirakawa Daruma

A primeira parte da palestra ‘A Tradição do Shirakawa Daruma e as Atrações Locais da Província de Fukushima’, conta com a participação de Takaaki Watanabe, especialista e fabricante do Shirakawa Daruma, que pertence à 14ª geração fabricante deste Daruma local, e uma geração que vem produzindo este amuleto há aproximadamente 300 anos.

Watanabe revela a história, a tradição, a forma de fabricação e o design deste Daruma, bem como alguns desafios do artesanato tradicional desenvolvido com base na prática da sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Dando continuidade à primeira parte do evento, o palestrante fala um pouco mais sobre o tema Daruma x Design, destacando o conceito de que o artesanato tradicional pode renascer através do novo design, e a necessidade de criar um conceito novo que aproxime a geração mais jovem.

Daruma Land: uma instalação de turismo baseada em experiência local

Watanabe também destaca as atrações turísticas locais de Shirakawa, como o Daruma Land, um espaço de entretenimento interativo recém-inaugurado (julho/2021), que oferece aos visitantes conteúdos sobre Daruma - símbolo da cidade de Shirakawa.

O Daruma Land possui um espaço de exibição com diversas experiências: uma sala que mostra o processo de produção do amuleto, uma sala onde é possível apreciar a coleção de Daruma exclusivos e projetados por vários artistas, e por fim, um santuário e uma loja onde é possível comprar e pintar o seu próprio daruma.

Atrações locais da Província de Fukushima

Já na segunda parte do evento, o Grupo Happy Fukushima Tai, Representantes de Turismo de Fukushima, que faz uma abordagem sobre os recursos turísticos da cidade Shirakawa (produtora do Daruma), e da Província de Fukushima, destaca as principais atrações locais, pontos panorâmicos, históricos, culturais e de natureza.

Créditos: © Fukushima Prefecture Tourism

 

Conheça o projeto #DarumaJHSP, desenvolvido para disseminar este costume japonês da sorte:

#DarumaJHSP

 

SOBRE OS PARTICIPANTES:

Takaaki Watanabe
Especialista e fabricante do Shirakawa Daruma

Nascido em 1992 na cidade de Shirakawa, província de Fukushima, graduou-se no curso de Educação Física pela Universidade Nihon (Faculdade de Humanas e Ciências). Takaaki Watanabe ingressou no Curso de Negócios da Universidade Estadual da Califórnia, em San Diego. Após a sua graduação, começou a trabalhar na divisão rooms da H.P. France Co.. Desde outubro de 2016 trabalha na empresa da família.

Grupo Happy Fukushima Tai
Equipe de Relações Públicas do setor de Turismo da Província de Fukushima

O Grupo Happy Fukushima traz até você os encantos e a felicidade da província de Fukushima. Todos os dias, com músicas, danças e hospitalidade, divulga os encantos da província, destacando os 6 elementos: flores, comidas (gastronomia e alimentos), águas termais, saquê, história e natureza. O Grupo Happy Fukushima é embaixador do Turismo da Província, conectando as pessoas à região, através dos 6 elementos.

Mediador Rodrigo Ruas
Viajante profissional, apresentador e mediador da palestra

No ar desde 2007, Rodrigo Ruas é conhecido na televisão brasileira pelos seus programas de viagens e pelas suas aventuras em todo o mundo. A qualidade dos seus programas de televisão torna-o um dos jornalistas e viajantes profissionais mais respeitados no mercado do turismo.

Durante 10 anos, apresentou os programas "Viagem Cultural" na TV Aparecida e "Viagens ao Redor do Mundo" na TV Bandeirantes e atualmente tem o seu programa de viagens na TV "Ruas Mundo Afora", do canal Globosat e do Canal Modo Viagem, ambos pertencentes à grande emissora brasileira Globo TV.

"Ruas Mundo Afora" é considerado um dos programas de maior audiência da Globosat e está também entre os 15 programas de TV fechada mais vistos no Brasil. No Youtube, o canal Rodrigo Ruas está entre os cinco canais de turismo mais assistidos no país, com uma média de 2 milhões de visualizações por mês.

Rodrigo já passou por 80 países, visitou 300 cidades e produziu mais de 400 episódios, entre nacionais e internacionais, em todo o mundo, compartilhando toda sua experiência para os brasileiros. Neste tempo de estrada, o apresentador viajou quilômetros suficientes para dar 30 voltas ao mundo, fez muitas amizades e coleciona inúmeras histórias divertidas, que trazem um brilho no olhar e o motivam a fazer as malas para sempre seguir viagem.

Serviço:

A Tradição do Shirakawa Daruma e as Atrações Locais da Província de Fukushima

Quando: quarta-feira, 23 de março de 2022
Horário: 19h30
Onde: YouTube da JHSP
*O encontro conta com tradução simultânea entre os idiomas japonês e português

Assista a live em português Assista a live em japonês

 

Veja também:

+ A tradição do Daruma e as Atrações Locais da Cidade de Fuji, em Shizuoka

Voltar ao topo