Detalhe de dois taikos - grandes tambores vermelhos.

Artigos

Oficina de Taiko: Shimedaiko, com Ricardo Kakazu

Que tal utilizar papelão e outros materiais que podem ser facilmente encontrados em casa para construir um Shimedaiko?

Compartilhe

Obon: um importante feriado para os japoneses

O Obon é uma época muito importante na cultura nipônica. Nesse feriado celebrado comumente em família, muitos japoneses retornam para a sua província de origem, pois acredita-se que durante esta época do ano os espíritos ancestrais retornem para casa. Dependendo da região do arquipélago, a festividade é comemorada em julho ou agosto, quando acontecem diversos festivais nas cidades de norte a sul do país.

Homem japonês, de cabelos curtos brancos, curvado com as mãos em oração em um cemitério. Ao fundo, céu azul.

Bon Odori: uma tradicional dança japonesa

A tradicional dança Bon Odori, em que todos se movimentam fazendo um grande círculo, por exemplo, era originalmente realizada como um ritual solene para o repouso das almas ancestrais. Com o tempo, foi adquirindo um caráter alegre e, atualmente, está presente em diversos festivais do país.

Na província de Okinawa, ao sul do Japão, o Obon acontece de acordo com o calendário lunar, que, em 2021, será entre os dias 20 e 22 de agosto. Nesse período, as famílias se ocupam preparando oferendas em homenagem aos ancestrais, para celebrarem e desfrutarem entre si. Pelas ruas, diversos grupos de jovens reúnem-se e desfilam, dançando ao ritmo de tambores em uma dança conhecida como eisa.

Vários pessoas em movimento, com vestimenta branca, segurando um grande tambor vermelho. Eisa, dança típica de Okinawa.

O eisa é uma dança típica da província de Okinawa protagonizada por homens e mulheres que podem tocar taiko (tambores japoneses) de diversos tamanhos: paranku, shimedaiko e ōdaiko, acompanhados ao som do sanshin (instrumento de três cordas típico dessa região e precursor do shamisen).

Menina vestida com um kimono estampado nas cores veremelha, amarelo e azul, segura um sanshin - instrumento musical de 3 cordas. Ao fundo, plantação de bambu.

Todos os anos durante as festividades, o município de Okinawa recebe diversos grupos de eisa para o festival Okinawa Zentō Eisa Matsuri, reunindo grupos tradicionais e modernos dessa dança, que encantam o público com as cores vivas de suas roupas e o soar dos tambores.

Oficina de Taiko: Shimedaiko

Inspirado pelo clima do Obon, Ricardo Kakazu, músico e luthier, ensina o público a confeccionar uma versão do taiko japonês shimedaiko, utilizando papelão e outros materiais que podem ser facilmente encontrados em casa.

Dê o play!

*Crédito das fotos no vídeo: Vitor Hideki Higajo

Apoio: Pilot Pen

--

Confira:

+ Conheça outras variedades de taiko neste vídeo produzido pela Associação Brasileira de Taiko especialmente para o JHSP Online:

 

+ Aprenda a fazer seu próprio paranku, tambor utilizado na dança de Okinawa, nesta oficina produzida especialmente para o festival Paulista Cultural 2021:

--

Leia também:

+ Oficina de Cores do Verão Japonês

Oficina de Sons do Verão Japonês

Oficina de Insetos Fantásticos

2021: O Ano do Boi no Horóscopo Japonês

Shamisen: O Conhecido e Versátil Instrumento Japonês de Três Cordas

Voltar ao topo